Santos

Santos recebe 5º Encontro de Contadores de Histórias a partir desta sexta-feira

A abertura será realizada no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 Boqueirão), às 19h

Da Reportagem

Publicado em 18/11/2022 às 08:30

Atualizado em 18/11/2022 às 09:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Criado em 2008, o Projeto Pólen tem como premissa o incentivo à leitura / Divulgação

Continua depois da publicidade

O 5º Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen terá início nesta sexta-feira (18), organizado pelo Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves (ICVC), com atividades gratuitas em cinco espaços da Cidade: Pinacoteca Benedicto Calixto, Museu do Café e Concha Acústica, além de ações para alunos atendidos na Jornada Ampliada Núcleo Pequeno Príncipe e na Creche Eduardo Furkini.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Criado em 2008, o Projeto Pólen tem como premissa o incentivo à leitura. Seu principal objetivo é oferecer ao público situações que possam inspirar ações educativas, culturais e que evidenciem, a partir da narração de histórias, a importância da palavra e do convívio.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Coqueiros começam a ser retirados da faixa de areia da Aparecida, em Santos; entenda

• Referência do teatro, atriz Lizette Negreiros morre aos 81 anos; enterro será em Santos

• Não respeitam nem os mortos! GCM de Santos prende grupo que furtava bronze em cemitério

Por meio do encontro, são fomentadas a troca de experiências, a reflexão e a discussão de questões fundamentais a respeito do papel do contador de histórias. As discussões e trocas enriquecem as apresentações culturais gratuitas que paralelamente são oferecidas ao público, mostrando as diferentes facetas da narração de histórias.

Nesta 5ª edição, o tema 'As Múltiplas Formas de Contar Histórias' sugere ao público que se atente às conexões que refinam a percepção, os sentidos e os sentimentos de empatia, reflexão, acolhimento e análise. Assim, o encontro – com curadoria do ator, contador de histórias, arte-educador e palestrante Alexandre Camilo –, reunirá histórias contadas por convidados de relevante trajetória em suas respectivas áreas de atuação.

Continua depois da publicidade

Entre eles estão a especialista em literatura infantojuvenil Marúcia Coelho, de Recife (PE); o escritor, cordelista e folclorista Marco Haurélio e a xilogravadora Lucélia Borges, ambos baianos radicados em São Paulo; a atriz e educadora carioca Silvia Castro; o escritor mineiro Júlio Emílio Braz; o compositor, construtor de instrumentos e performer santista Márcio Barreto e o fotógrafo argentino radicado em Santos, J. A. Sarquis.

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA
A abertura será realizada no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão), nesta sexta-feira, às 19h, com a palestra 'Contos encantados do Brasil', com Marco Haurélio e Lucélia Borges. Em seguida, no mesmo espaço, ocorre a entrega do Prêmio Mayse Dalmaso a Marúcia Coelho, em reconhecimento aos seus 20 anos de trabalho de incentivo à leitura e autoestima de crianças em situação de vulnerabilidade, por meio da contação de histórias.

Continua depois da publicidade

Após a premiação, haverá apresentação da Família de Cordas Eduardo Furkini.

No sábado (19), às 10h, o fotógrafo J. A. Sarquis realiza a oficina 'A fotografia como contadora de histórias', no Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto. As vagas são limitadas, com inscrições pela plataforma Sympla (l1nq.com/oficina-a-fotografia).

Ainda na pinacoteca, às 15h, outras duas atividades: no Salão Nobre, o espetáculo 'Café Com Calixto', idealizado pela professora Ana Kalassa e interpretado pela contadora de histórias Eliana Greco, e pela atriz santista Rosaura Tucci, narra um encontro fictício entre o artista e Dona Zulmira, antiga moradora do casarão que hoje abriga a instituição.

Continua depois da publicidade

Já o Espaço Cultural recebe a 'Oficina de Criatividade - Eu Conto!', em que Alexandre Camilo estimula a criação de narrativas e integração de grupos a partir de um livro caixinha. As histórias são contadas com base em imagens escolhidas de forma aleatória. A oficina também possui número de vagas limitadas, com inscrições pela plataforma Sympla (l1nq.com/oficina-eu-conto).

Já no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico), às 16h, Sílvia Castro fará uma contação de histórias baseada em seu livro 'Confusões no Museu', com uma sessão de autógrafos na sequência. A obra se desenvolve a partir do diálogo entre personagens inspirados em peças perdidas no incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018.

Encerrando a programação de sábado, às 19h30, de volta ao espaço cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto, acontece o lançamento do livro 'Peripécias de quem conta histórias', seguido de sessão de autógrafos reunindo dois dos organizadores da obra,  Silvia Castro e Alexandre Camilo, e  os autores Andrea Sousa, Givaneide Santos, Natyara Silva e Dan Barreto e o músico William Reis.

Continua depois da publicidade

No domingo (20) haverá contação de histórias na Concha Acústica (orla da Praia do Gonzaga), às 10h30, com William Reis, Marúcia Coelho e dois contadores de histórias e arte educadores da região: o praiagrandense Beto Fantoches e a cubatense Nalva Leal, com tradução em Libras.

À tarde, às 18h, por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, o premiado escritor de literatura infantojuvenil Júlio Emílio Braz (autor de obras como 'Saguairu', 'Pretinha, Eu?' e 'Zumbi, O Despertar da Liberdade' conduz a palestra 'Racismo e identidade na obra', no salão nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto.

Às 19h30, no mesmo local, acontece a estreia do espetáculo 'Contos das ilhas', uma criação assinada por Alexandre Camilo e Márcio Barreto. A montagem combina a música e a palavra para uma viagem pelas ilhas da memória, provocando a interação entre artistas e plateia com delicadeza e em celebração à vida.

Continua depois da publicidade

Ações em instituições de ensino do 5º Encontro de Contadores de Histórias do Projeto Pólen também contemplarão os alunos do Projeto Jornada Ampliada – Núcleo Pequeno Príncipe, que receberão atividade de contação de histórias ('Espalhando o Pólen') na segunda-feira (21), às 10h30, com o duo formado pela professora de artes visuais Corina Mulero e pelo músico e manipulador de bonecos Daniel Mulero; os alunos da Creche Eduardo Furkini, na terça-feira (22), às 15h, com Beto Fantoches.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software