Santos
Esse é o saldo das ações de limpeza e drenagem durante o mês de agosto em Santos, de acordo com balanço da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref)
Mais de 26 quilômetros de galerias limpas, 14 quilômetros de ramais, 2.007 bocas de lobo, 1.105 poços de visita, além de 309 caixas de decantação / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Mais de 26 quilômetros de galerias limpas, 14 quilômetros de ramais, 2.007 bocas de lobo, 1.105 poços de visita, além de 309 caixas de decantação. Esse é o saldo das ações de limpeza e drenagem durante o mês de agosto em Santos, de acordo com balanço da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
Os serviços de limpeza e manutenção percorreram os bairros José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Encruzilhada, Vila Belmiro e Estuário. Durante o período também foi realizada a limpeza manual dos canais 1 ao 7, Morro José Menino, Morro do Tetéu, Orquidário e as vias Santa Catarina, Eleanor Roosevelt, Francisco Ferreira Canto e Jovino de Mello. Os serviços são realizados por funcionários da Sepref e da Prodesan.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos de drenagem e desobstrução são divididos em três grupos: galerias, canais e escadas hidráulicas/caixas de sopé. A primeira intervenção consiste na limpeza manual de bocas de lobo, poços de visita e caixas de decantação (chuveirinhos da orla), além da limpeza com hidrojateamento de ramais de ligação e galerias de águas pluviais.
Já a manutenção dos canais consiste na capinação e limpeza manual de talude dos córregos dos morros. As ações também contemplam o desassoreamento mecanizado por meio de escavadeira hidráulica e caminhões basculantes. A limpeza de escadas hidráulicas (estruturas que ajudam no escoamento da água pluvial em encostas), por sua vez, contribuem para o adequado deságue nas caixas de sopé.
Continua depois da publicidade
Segundo cronograma da Sepref, os próximos bairros atendidos com ações de limpeza e manutenção serão Bom Retiro, Rádio Clube e Santa Maria, na Zona Noroeste da Cidade.