No encontro, o prefeito Rogério Santos disse que a iniciativa da Cufa é exemplo para o mundo / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira (19), os vencedores da Taça das Favelas 2023, campeonato de futebol realizado pela Central Única de Favelas (Cufa), com a Secretaria de Esportes de Santos (Semes), foram recebidos no Paço Municipal, onde foi reafirmada a parceria e novos investimentos no futebol de várzea da Cidade.
No encontro, o prefeito Rogério Santos disse que a iniciativa da Cufa é exemplo para o mundo. "Podem contar conosco para levar os meninos, que foram campeões nesta etapa, para seguirem adiante na disputa pelo Brasil, levando o nome da nossa cidade".
Continua depois da publicidade
Ao lado do ídolo Clodoaldo, tricampeão do mundo, e dos jovens jogadores da comunidade Vila Gilda/Dale Capela (campeã) e Areia Branca (vice-campeã), o prefeito anunciou investimentos no futebol de várzea, com novas obras no Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), onde foram realizadas todas as partidas da Taça das Favelas 2023, exceto a final.
No ano passado, o local recebeu investimento que somou R$ 1,2 milhão para substituição de todo o gramado por grama sintética. "Neste ano está previsto mais R$ 1 milhão para a segunda fase de obras", adiantou.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda etapa de intervenções no equipamento estão previstos reforma das arquibancadas, adequação dos sanitários, revestimento dos banheiros e vestiários, alambrado, pintura, revisão elétrica e hidráulica, obras de acessibilidade, sala de atendimento médico, cantina e administração, entre outros.
De acordo com o secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, a várzea é a tradição do futebol e precisa de atenção e investimentos públicos. "Não existe outro esporte mais praticado nas comunidades do que o futebol e através dele podemos dar oportunidade para quem precisa".
O titular da Semes fez uma referência ao amigo Deraldo, presidente da Cufa na região: "Ele sempre me diz que na favela não tem carência, tem potência. E o trabalho da Semes é sobre isso, dar ferramentas para potencializar os talentos desses jovens", completou.
Continua depois da publicidade
PROMESSAS DESPONTAM NA TAÇA
Conhecida como a maior competição de futebol entre comunidades do mundo, a Taça já revelou craques que saíram das comunidades santistas e hoje atuam em diversos clubes brasileiros.
"No ano passado, revelamos o Matheus Jesus (sub-20) e o Eduardo que estão aqui na Portuguesa e o Júlio César, que foi campeão em 2022 e hoje está na equipe profissional do São Carlos. São garotos revelados na Baixada Santista que já estão rodando o Brasil. E esse ano não será diferente, temos grandes promessas em campo que tenho certeza que irão despontar", disse o presidente da Cufa, Deraldo Silva.
Continua depois da publicidade
O meio campo do time da Vila Gilda/Dale Capela, que venceu a Taça, Rickelmy Thiago, 16, falou sobre o sonho de se tornar jogador profissional. "Podem sair muitos diamantes de lá da favela, a gente só precisa de uma oportunidade. O meu sonho é me tornar um jogador de futebol e ajudar a dar orgulho e uma vida melhor para a minha mãe e para o meu pai", disse emocionado.
INSPIRAÇÃO
As jovens promessas puderam se inspirar ainda mais, ao lado do eterno ídolo Clodoaldo. "Eu comecei na várzea, morava do lado do Morro São Bento, jogava nos campos dali e sou a prova de que é possível sim revelar um grande jogador no futebol de várzea", disse.
Continua depois da publicidade
"Fico muito feliz de ver a prefeitura apoiando um projeto como esse, que dá oportunidade para que a nossa Cidade possa reviver os grandes momentos do passado, com tantos craques que foram revelados no futebol de várzea", disse.
OPORTUNIDADE
A escolinha de Futebol do Pagão segue com vagas abertas. Para participar é preciso ter entre 9 e 15 anos e ser morador da cidade de Santos. Os interessados devem comparecer pessoalmente à secretaria do Pagão, que fica localizada à Rua Bulcão Viana s/nº, Bom Retiro, de segunda a sexta, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, portando original e cópia do documento de identidade e comprovante de residência.
Continua depois da publicidade