Santos

Santos prossegue com a vacinação de estudantes nas escolas municipais

Os alunos que receberam as vacinas apresentaram autorização assinada pelos responsáveis e a carteira de vacinação

Da Reportagem

Publicado em 20/06/2023 às 12:02

Compartilhe:

Vacinação de crianças / Nathalia Filipe/PMS

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em Santos, a Secretaria de Saúde deu prosseguimento ao programa de vacinação das crianças e adolescentes nas unidades municipais de ensino. Nesta segunda-feira (19), foram aplicadas 141 doses de vacina na UME Dino Bueno, entre imunizantes contra a gripe, HPV, meningite C e meningites ACWY - as vacinas foram aplicadas de acordo com a faixa etária estabelecida pelo Calendário Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Os alunos que receberam as vacinas apresentaram autorização assinada pelos responsáveis e a carteira de vacinação. Além dos educandos, doses da vacina contra a gripe foram oferecidas aos trabalhadores da Educação e a alguns responsáveis.

"Aproveitamos a oportunidade para ampliar o público-alvo, uma vez que temos as doses disponíveis e quanto mais pessoas estiverem protegidas maior será a rede de proteção", afirma Rita Gisela Guedes Ferreira, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE).

A vacinação na escola é fruto de uma parceria entre o PSE, o Departamento de Atenção Primária e o Departamento de Vigilância em Saúde, da SMS, com a Secretaria Municipal de Educação e apoio do Rotary Clube Santos Boqueirão.

"Esta ação intersetorial é muito importante. Promover saúde dentro do ambiente escolar nos permite reforçar informações importantes junto às crianças, que se tornam multiplicadoras desses conceitos em suas casas e no convívio com os amigos", afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

ETAPAS

Toda vacinação na escola é precedida da atuação dos alunos do Programa Santos Jovem Doutor, parceria da SMS e da Seduc, que visitam as unidades de educação previamente e conversam com os estudantes de várias idades sobre o tema.

"A vacinação é muito importante, porque doenças antes erradicadas estão voltando, como o sarampo. A vacinação na escola é mais uma forma de conscientização, que já buscamos fazer ao longo do ano com os nossos alunos", explica Andréa Simões Torres, diretora da UME Dino Bueno.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.

Conheça os outros artigos dos ODS (https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

FINALMENTE! Anne Hathaway confirma 'O Diário da Princesa 3'

Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos

Cotidiano

Grupo Hospitalar Conceição abre inscrições para Concurso Público; saiba como participar

Salários podem chegar até R$ 28 mil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter