Santos

Santos mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro

Contribuíram para a boa avaliação de Santos a rede hoteleira disponível e o número crescente de turistas que têm vindo à Cidade

Da Reportagem

Publicado em 06/04/2022 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Santos manteve a classificação máxima no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Contribuíram para a boa avaliação de Santos a rede hoteleira disponível e o número crescente de turistas que têm vindo à Cidade, mesmo após as restrições com a pandemia da covid-19.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Elber Justo é o novo presidente do CAMPS Santos

• Guardas municipais de Santos recebem treinamento sobre programa Turista Legal

• Deputada pede agências da Caixa nos morros de Santos  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.  Os municípios são classificados de A até E. A nota leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Continua depois da publicidade

O documento é válido até abril de 2023. Santos mantém o patamar A no Mapa do Turismo desde 2017.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, comentou que a nota é um reconhecimento dos esforços que a Prefeitura e parceiros têm realizado para fomentar o turismo em Santos. “Entre eles, destacamos a atualização do Plano Diretor de Turismo, atualmente realizada com metodologia inovadora e participativa, e um ativo Conselho Municipal de Turismo”.

“Queremos atrair cada vez mais visitantes. Por isso, nossa prioridade é profissionalizar cada vez mais o turismo, realizar grandes eventos no Centro Histórico e atrair o turismo de negócios ao novo centro de convenções na Ponta da Praia”.

Continua depois da publicidade

Na Baixada Santista, Guarujá e Praia Grande também obtiveram nota A, enquanto Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, B.

VOCAÇÃO

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Para se cadastrar, as cidades precisam atender a alguns critérios, entre eles possuir um órgão responsável pelo segmento e orçamento definido para investimentos.  
Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, deve comprovar uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software