Continua depois da publicidade
Santos manteve a classificação máxima no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor.
Contribuíram para a boa avaliação de Santos a rede hoteleira disponível e o número crescente de turistas que têm vindo à Cidade, mesmo após as restrições com a pandemia da covid-19.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. Os municípios são classificados de A até E. A nota leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Continua depois da publicidade
O documento é válido até abril de 2023. Santos mantém o patamar A no Mapa do Turismo desde 2017.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, comentou que a nota é um reconhecimento dos esforços que a Prefeitura e parceiros têm realizado para fomentar o turismo em Santos. “Entre eles, destacamos a atualização do Plano Diretor de Turismo, atualmente realizada com metodologia inovadora e participativa, e um ativo Conselho Municipal de Turismo”.
“Queremos atrair cada vez mais visitantes. Por isso, nossa prioridade é profissionalizar cada vez mais o turismo, realizar grandes eventos no Centro Histórico e atrair o turismo de negócios ao novo centro de convenções na Ponta da Praia”.
Continua depois da publicidade
Na Baixada Santista, Guarujá e Praia Grande também obtiveram nota A, enquanto Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, B.
VOCAÇÃO
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Para se cadastrar, as cidades precisam atender a alguns critérios, entre eles possuir um órgão responsável pelo segmento e orçamento definido para investimentos.
Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, deve comprovar uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.
Continua depois da publicidade