Segundo a Prefeitura de Santos, neste ano de 2022, somando os números entre janeiro e outubro, foram removidos, ou seja, guinchados das vias da Cidade, 8.447 veículos / Nair Bueno / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
A cena é clássica e já foi presenciada mais vezes do que é possível contabilizar, embora a Prefeitura de Santos e a Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, tenham uma noção: o motorista estaciona seu automóvel pouco antes do meio-dia e deixa o veículo no local enquanto vai trabalhar ou resolver pendências pela Cidade. Poucas horas depois, o carro é guinchado pois o horário de proibição do estacionamento naquele trecho entra em vigor. O resultado? Como explicado anteriormente, é difícil de definir números exatos, mas é fato que estes veículos entram nas estatísticas de mais de 8 mil guinchamentos já realizados neste ano.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura de Santos, neste ano de 2022, somando os números entre janeiro e outubro, foram removidos, ou seja, guinchados das vias da Cidade, 8.447 veículos, uma média superior a 28 veículos por dia.
A Administração Municipal afirma que é importante observar que esse total de guinchamentos refere-se também a infrações de trânsito, veículos abandonados na via, solicitações da Polícia Militar, como em caso do condutor dirigir sem CNH ou com CHN suspensa ou cassada; falta de documentação de veículo e/ou mau estado de conservação e outras irregularidades. Além da PM, a Guarda Portuária e as Polícias Civil e Federal também são outras instituições que efetuam os pedidos de atuação dos guinchos.
Continua depois da publicidade
“Considerando que em 10 meses deste ano houve o guinchamento de 8.447 veículos, a média semanal é de 211 veículos e a média mensal é de 844,7 veículos”, afirma a Prefeitura em nota.
Entre os enquadramentos previstos no CTB referentes ao estacionamento irregular os mais comuns são: proibido estacionar em local/horário proibido especificado pela sinalização: classificação média, valor R$ 130,16 e 4 pontos na CNH e proibido parar/estacionar em local/horário proibido especificado pela sinalização: classificação grave, R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH.
Para prevenir este tipo de ocorrência, a indicação das autoridades é acompanhar o portal da CET Santos e entrar em contato com a Central de Informações da instituição, que pode ser contatada por meio do telefone 0800 77 19 194 sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para este período de Copa do Mundo, a CET já afirma que a Zona Azul terá horários especiais durante os jogos do Brasil. A próxima partida será nesta segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça e o último jogo da fase de grupos será na sexta (2), às 16h.
Continua depois da publicidade