Sinalização de trânsito / Divulgação
Continua depois da publicidade
Ignorar as placas que alertam para parada obrigatória em cruzamentos pode ser decisivo para a ocorrência de acidentes, colocando a vida de motoristas e pedestres em risco. Pensando nisso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lança nesta quinta-feira (9) a campanha 'PARE', que pretende reduzir acidentes e reforçar as regras de trânsito.
A ação educativa orientará condutores em cruzamentos sem semáforos da Cidade, que já estão sinalizados com placa de parada obrigatória em uma das vias (a que não é a preferencial), mas que, muitas vezes, acabam ignorados.
Continua depois da publicidade
A abordagem aos motoristas contará com reforço visual – um inflável de dois metros de altura reproduzindo a placa. A ideia é chamar a atenção para a sinalização. Nos locais em que a ação ocorrerá, operadores de tráfego da Educação para o Trânsito da CET abordarão condutores para explicar a sequência correta para transpor o cruzamento de forma segura.
PROGRAMAÇÃO
Continua depois da publicidade
A primeira ação ocorrerá das 9h às 12h, na quinta-feira (9), no cruzamento das ruas Carlos Gomes com Visconde de Cayru (Campo Grande). Na sexta-feira (10), no mesmo horário, o local escolhido será o cruzamento das ruas Barão de Cotegipe e Liberdade (Boqueirão).
Na semana seguinte, a partir de segunda-feira (13), a ação ocorrerá nos seguintes cruzamentos: Avenida Projetada (927) com a Avenida Francisco de Domênico (Castelo); Rua Almirante Barroso com a Rua Espírito Santo (Campo Grande); Rua Espírito Santo com a Rua Pará (Campo Grande); Rua Paraná com Rua Prudente de Moraes (Vila Mathias) e Praça Benedito Calixto com Rua Euclides da Cunha (Pompeia). Os locais escolhidos foram os que, apesar da sinalização de trânsito ampliada, possuem maior ocorrência de acidentes.
REGRAS
Continua depois da publicidade
Em via com a sinalização Pare, o procedimento a ser seguido é: reduzir a velocidade antes do cruzamento, parar o veículo, analisar as condições de segurança e esperar o melhor momento para transpor o cruzamento e seguir o percurso.
Não atender à sinalização de parada obrigatória tem a mesma gravidade do avanço do sinal vermelho. Ambos são enquadrados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como infrações gravíssimas, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.
Continua depois da publicidade