Prefeitura de Santos homenageia Instituto Neo Mama / Divulgação/ PMS
Continua depois da publicidade
Uma homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Neomama e à memória de sua idealizadora, reuniu dezenas de pessoas na manhã deste último domingo (17), na praça Vereador Luiz La Scalla, em frente ao Aquário Municipal de Santos. Na ocasião, foi inaugurada uma placa em alusão ao Outubro Rosa, com destaque a atuação da entidade, que completa 20 anos em 2021, no combate ao câncer de mama.
Gilze Maria da Costa Francisco foi a idealizadora do Instituto Neo Mama e morreu em maio deste ano por complicações da Covid-19.
Continua depois da publicidade
"Essa homenagem é muito importante para prevenção e combate ao câncer de mama, coroando os 20 anos de trabalho do instituto. A inauguração dessa placa é muito simbólica. A Gilze sempre dizia que, na sua vida, haja o que houver, mesmo nos dias nublados, sempre haverá um sol brilhando", destacou José Luiz Francisco, viúvo de Gilze e atual presidente do instituto Neomama.
Para o prefeito Rogério Santos, Gilze deixou uma marca não só na cidade, mas em todo o País. "Uma mulher guerreira, que fez da sua bandeira a energia, a força da mulher para combater uma doença tão difícil. Fez com que o serviço de saúde pública aprimorasse o atendimento à saúde da mulher".
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O local foi escolhido porque era ponto de partida da caminhada anual, promovida desde 2009 pelo instituto para conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama. Nos dois últimos anos, em função da pandemia, a caminhada não ocorreu e a expectativa é que ela seja retomada em 2022.
Entre os presentes na homenagem estavam os voluntários do instituto, os familiares e amigos da Gilze, simpatizantes do trabalho do instituto, a banda da Polícia Militar, deputados e vereadores.
Continua depois da publicidade
Autor da proposta da homenagem na Câmara Municipal de Santos, o vereador Cacá Teixeira também elogiou o trabalho desenvolvido pela Gilze e pela entidade: "Eu acompanhava o trabalho dela e acho que apesar de rápida, a passagem dela deixou um legado. Nada mais justo que fazer essa homenagem aqui neste local".
Continua depois da publicidade