Para reconstruir o equipamento e instalar uma nova fachada, a Realejo Livros promoveu um financiamento coletivo online / Nair Bueno/ DL
Continua depois da publicidade
Um novo parklet será inaugurado no bairro do Gonzaga, em Santos, neste sábado (20). O espaço público de lazer e convivência foi instalado em frente à livraria Realejo Livros, localizada na Rua Marechal Dedoro, 2.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Em 2018, a Realejo chegou a construir o equipamento. Porém, precisou retirá-lo no começo de 2020, antes da pandemia, para atender a um requisito da prefeitura, que realizou obras no bairro.
Com a reinauguração, Santos passa a contar com 19 parklets, sendo seis no Gonzaga, quatro na Ponta da Praia, três na Aparecida, quatro no Boqueirão, um na Pompeia e um no Rádio Clube. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, até o final deste ano, mais seis parklets serão instalados na Cidade.
Continua depois da publicidade
Para reconstruir o equipamento e instalar uma nova fachada, a Realejo Livros promoveu um financiamento coletivo online. A “vaquinha” arrecadou cerca de R$ 40 mil, com o apoio de 180 pessoas físicas e das empresas parceiras Doca Antiguidades, Refúgios Urbanos, Littera Vestibulares, Yanaina Interiores, Green House Santos e Club Design Litoral Paulista.
Para celebrar a nova fachada e a inauguração do parklet, a livraria realiza hoje uma programação especial. O evento terá início às 15h, com apresentação musical do duo santista Choro de Bolso e convidados, além de sessões de autógrafos para lançamento dos livros ‘Teresa Cientista em O Problema de Ser Normal’, estreia do jornalista e escritor Rodrigo Savazoni no segmento infanto-juvenil, com leitura de trechos da obra pela escritora e atriz Maria Carolina Machado, às 16h; e ‘O Máximo Que Eu Consegui’, coletânea de crônicas do publicitário Cássio Zanatta, às 17h30.
LIVRARIA DE RUA.
Continua depois da publicidade
Conhecida por ser uma das mais tradicionais livrarias de rua de Santos, a Realejo Livros quer reforçar sua vocação com a instalação do parklet.
“Uma livraria de rua é aquela que tem mais intimidade com o leitor, do que as redes de livrarias. A construção de uma estrutura como o parklet acaba inserindo e aproximando as pessoas para o convívio”, destaca José Luiz Tahan, idealizador e proprietário da Realejo Livros.
Tahan ressalta que o equipamento é aberto para qualquer cidadão e, também, vai acolher plateias de shows musicais, eventos literários e sessões de autógrafo realizados na Realejo. “O convite ao convívio é a principal vocação do parklet, além da questão ambiental, pois diminui a circulação de veículos, por meio da utilização de uma vaga de estacionamento para o convívio social. Uma vaga que serviria para apenas um carro, pode abrigar pessoas que vão utilizar o espaço no dia a dia para atividades como leitura ou encontros entre amigos”, finaliza.
Continua depois da publicidade