A nova turma se une a outros participantes, somando cerca de 30 Amigos do Bairro / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Novos 17 voluntários do Programa Amigos do Bairro receberam certificados nesta segunda-feira (10), no Paço Municipal. Eles agora passam a atuar em iniciativas que visam expandir informações para melhorar a zeladoria dos espaços públicos e prestação de serviços municipais.
A certificação foi concedida após passarem por capacitações ministradas pela Ouvidoria Transparência e Controle (OTC) e outras secretarias municipais, em que aprenderam sobre zeladoria, meio ambiente, descarte correto de lixo e até questões de segurança. A nova turma se une a outros participantes, somando cerca de 30 Amigos do Bairro.
Continua depois da publicidade
O momento foi especial para o aposentado Marco Sérgio Jardim Aleixo, 73 anos. Ele decidiu se inscrever no programa para aproveitar o tempo livre ajudando outros munícipes.
"Hoje tenho disponibilidade, mas acho que todo mundo deveria participar. Eu já tinha essa noção. Se você não ajudar o Estado como cidadão, fica difícil para todo mundo. Tem que pensar na comunidade. O caminho é este".
Continua depois da publicidade
O portuário José Carlos Gonçalves Martins, 55 anos, também quis fazer sua parte como cidadão. Ele conta que aprendeu muito durante o treinamento e agora vai repassar as informações para a família e servir de multiplicador para a comunidade.
"A gente procura ajudar as pessoas, porque, muitas vezes, elas não sabem sobre horários de coleta de lixo e outras informações importantes da Cidade. A gente vai ser meio que um porta-voz. Eu não sabia nada, já saí um pouco esclarecido do treinamento e vou repassar o que aprendi. É um trabalho de formiguinha".
O prefeito Rogério Santos destacou, durante a cerimônia, a relevância da atuação do santista ao integrar o programa e cooperar com a sua comunidade para que a Cidade seja ainda melhor.
Continua depois da publicidade
"É extremamente importante esse trabalho voluntário. Vocês trabalham o conceito de cidadania e participação das pessoas, porque ninguém faz nada sozinho".
A primeira ação do grupo será na policlínica do São Bento, já nesta quarta-feira (12). Todos saem às ruas utilizando crachá e blusa do programa para identificação durante os trabalhos.
"Temos agora 30 pessoas colaborando de maneira voluntária nas ações realizadas nos bairros. São pessoas que atuam em toda a Cidade, com um calendário de ações até dezembro. A capacitação realizada com os grupos visa buscar o comprometimento", explica o Ouvidor Rivaldo Santos.
Continua depois da publicidade
HOMENAGENS
O Programa 'Amigos do Bairro' teve início em outubro de 2022 e os primeiros voluntários foram homenageados durante o evento e receberam troféus confeccionados pelo artista plástico e coordenador da Ecofábrica, Anderson de Oliveira Camargo, pela atuação ao longo desse tempo.
Continua depois da publicidade