Santos
Neste período do ano, os pontos de coleta têm recebido menos doadores, resultando na necessidade de ampliar o estoque de sangue
Nesta quinta-feira (11), os dois mascotes do time, Baleinha e Baleião, compareceram ao hemonúcleo para fortalecer a campanha de doação / Divulgação
Continua depois da publicidade
Em uma parceria com a Colsan, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o Santos Futebol Clube divulga a campanha "Doando Sangue com Amor", com o intuito de mobilizar a população do município para se voluntariar. Além de cumprir os requisitos solicitados, para poder realizar a doação deverá comparecer ao hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), de segunda a sábado, das 8h às 12h30.
A ação tem como objetivo aumentar o volume de doações. Atualmente, o HGA possui um estoque de dez dias, enquanto o ideal seria manter uma capacidade para durar entre 15 a 20 dias.
Continua depois da publicidade
Neste período do ano, os pontos de coleta têm recebido menos doadores, resultando na necessidade de ampliar o estoque de sangue, conforme explica Silvana Biagini, coordenadora técnica do hemonúcleo do HGA. “Nesta época, as viroses respiratórias aumentam, aliadas a uma epidemia de dengue que passamos, o que aumenta o número de pacientes e diminui a quantidade de doadores, tornando a situação ainda mais crítica”, afirma.
A coordenadora chama atenção para os casos em que os necessitados da doação passam por alguma doença, como no caso da anemia falciforme, condição hereditária em que o paciente precisa receber transfusão de glóbulos vermelhos durante toda a vida para sobreviver. “Sem contar as doenças adquiridas, como as leucemias e diversos outros tumores, que durante o tratamento precisam, além da transfusão de glóbulos vermelhos, também de plaquetas. Por isso, doar é um ato tão cidadão.”
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (11), os dois mascotes do time, Baleinha e Baleião, compareceram ao hemonúcleo para fortalecer a campanha de doação.
Campanha “Doando Sangue com Amor”
Local: Rua Oswaldo Cruz, 197- Santos. Hospital Guilherme Álvaro
Funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 12:30h
- Boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Pesar no mínimo 50kg
- Estar descansado
- Estar alimentado (sem alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem o procedimento)
- Apresentar documento original com foto recente
Continua depois da publicidade
- Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas)
- Gravidez
- Amamentação
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis
- Exames endoscópicos, extração dentária e cirurgias com anestesia geral
- Vacinas (Após 48 horas da vacina da gripe e 1 mês após vacina da dengue. Para demais vacinas, consultar o hemonúcleo)
- Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, HIV e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
Continua depois da publicidade