SANTOS

Santos está entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil e lidera em saneamento

Santos é a primeira colocada nos indicadores de cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do abastecimento de água e destinação do lixo

Da Reportagem

Publicado em 24/08/2023 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cidade se destacou nos indicadores de saneamento, coleta e destinação do lixo e educação / Divulgaçao

Continua depois da publicidade

Entre as 410 cidades do Brasil com mais de 80 mil habitantes, Santos se destaca como a 10ª mais competitiva e ocupa a 1º posição geral na área de saneamento. É o que aponta o resultado do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado na manhã desta quarta-feira (23) em Brasília (DF) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seall.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Santos é a primeira colocada nos indicadores de cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do abastecimento de água e destinação do lixo. A Cidade evoluiu em seis dos 13 pilares analisados e ocupa o top 30 em seis deles: Saneamento (1º), Capital Humano (12º), Acesso à educação (15º), Inserção Econômica (22º), Meio Ambiente (22º) e Sustentabilidade fiscal (30º).

Continua depois da publicidade

O Município se destacou também em alguns indicadores das áreas de educação e saúde: taxa líquida de matrícula - Ensino fundamental (2º), taxa líquida de matrícula - Ensino médio (3º) e cobertura de saúde suplementar (3º).

No panorama geral, Santos ocupa a décima colocação, atrás de Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP), Curitiba (PR), Campinas (SP), Vitória (ES) e Santana de Parnaíba (SP).

Continua depois da publicidade

QUALIDADE DE VIDA

“Santos é uma cidade que alia o desenvolvimento à qualidade de vida. Investimos na governança, com uma gestão responsável, transparente e focada em ações sustentáveis, que busca o desenvolvimento da Cidade como um todo, incentivando o empreendedorismo e sempre atenta às questões sociais”, destaca o prefeito Rogério Santos, que participou do evento de lançamento do ranking em Brasília.

O chefe do Executivo santista está na capital federal desde terça (22) e cumprirá agenda até quinta (24) em busca de captação de recursos, incluindo reuniões com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) sobre o financiamento do programa Santos MAIS e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação em prol do desenvolvimento do Parque Tecnológico de Santos.

Continua depois da publicidade

“Ninguém faz nada sozinho, por isso mantemos amplo diálogo com os governos estadual, federal, iniciativa privada e sociedade civil organizada para definir projetos e ações. A boa colocação no ranking, à frente de capitais, mostra o resultado desse trabalho, que é constantemente aprimorado”, ressalta o prefeito.

RANKING

Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Dentre as dimensões, a sociedade é a que teve o maior peso na avaliação (42,4%), seguida pela dimensão economia (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%), respectivamente.

Continua depois da publicidade

“O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

Cidade também é referência em sustentabilidade

O Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023 também conta com camadas adaptadas aos parâmetros ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Nelas, Santos ocupa o top 5 geral tanto no Ranking ESG (3º lugar) quanto no Ranking ODS (4º lugar).

Continua depois da publicidade

Neste último, obteve um aumento de duas colocações após boa performance nos indicadores ODS 6 - Água limpa e saneamento (1º), ODS 4 - Educação de qualidade (3º) e ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis (3º).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software