Projeto foi entregue pelo Executivo à Camara na Sala Princesa Isabel, com a presença de representantes do setor / Divulgação/ Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
No Dia Mundial do Teatro, comemorado nesta segunda-feira (27), a produção cênica em Santos ganhou a possibilidade de um novo impulso com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro, que recebeu o nome de ‘Sérgio Mamberti’. A iniciativa da Prefeitura, pela Secretaria de Cultura, tem como objetivo a criação de projetos de pesquisa, formação e produção teatral na Cidade.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Na Sala Princesa Isabel do Paço Municipal, o prefeito Rogério Santos se reuniu com produtores culturais, profissionais da cena teatral santista, alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo e representantes da Câmara Municipal para formalizar o envio do projeto de lei ao Legislativo.
“Estamos contando com o apoio da Câmara, para que este projeto de lei seja aprovado o quando antes, o que nos dará a possibilidade de, ainda este ano, lançarmos o primeiro edital da nova lei”, afirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
Caso a proposta não sofra mudanças significativas, o Programa Municipal de Fomento ao Teatro tem a previsão de ser realizado anualmente, por meio da seleção de projetos de pessoas físicas e jurídicas de Santos, via edital. Será exigida a comprovação de atuação no setor cultural do Município há pelo menos dois anos.
O documento enviado à Câmara Municipal agora vai passar pela apreciação dos vereadores, para posterior votação em plenário. Caso aprovado, volta para sanção do Executivo.
“Quando for aprovada, esta nova lei vai se juntar a outras importantes ferramentas de apoio à classe cultural como Facult, Promicult, e os editais do audiovisual e da cultura negra”, comentou o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.
Continua depois da publicidade
TRADIÇÃO
Considerada um celeiro de atores, Santos revelou inúmeros talentos ao longo da história, a exemplo de nomes como o próprio Sérgio Mamberti (1939-2021), Oscar Magrini, Alexandre Borges, Paulo Vilhena, Bete Mendes, Juliana Silveira, Lolita Rodrigues, Ney Latorraca, Nuno Leal Maia, Lizette Negreiros (1940-2022), Renata Carvalho e muitos outros.
Além disso, a Cidade aproxima ainda mais o teatro da população com duas iniciativas: a Escola de Artes Cênicas (EAC) Wilson Geraldo, criada em 2009, onde são oferecidos cursos profissionalizantes de diversas frentes do teatro e que já formou mais de 100 profissionais, e o projeto Fábrica Cultural, que também leva a quinta arte para mais perto dos santistas. São muitas modalidades: teatro adulto, infantojuvenil, teatro de rua, terceira idade, iniciante e avançado.
Continua depois da publicidade
A Cidade também promove importantes eventos ao longo do ano como Festival Santista de Teatro (Festa) e o Festival de Cenas Teatrais (Fescete).
Continua depois da publicidade