Rogério Santos, atual prefeito, destacou o legado dos colegas na construção da Cidade / Isabela Carrari/PMS
Continua depois da publicidade
Os ex-prefeitos de Santos Telma de Souza (1989 a 1992), Beto Mansur (1997 a 2004), João Paulo Papa (2005 a 2012) e Paulo Alexandre Barbosa ( 2013 a 2020) receberam na noite de quarta-feira (25), o Diploma e a Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva, a mais alta honra concedida pelo Município.
A cerimônia de outorga que reconhece relevantes serviços prestados à Cidade ocorreu no lotado auditório da Associação Comercial de Santos (Centro Histórico).
Continua depois da publicidade
Além de familiares dos antigos chefes do Executivo, participaram o presidente da Associação Comercial, Mauro Sammarco, representantes do Judiciário, do Legislativo municipal, estadual e federal, empresários, amigos e eleitores.
O atual chefe do Executivo, Rogério Santos, destacou o legado dos colegas na construção da Cidade. “Tenho a honra de poder dar continuidade aos projetos e construir novas perspectivas para os prefeitos que vierem no futuro. A gestão pública é como uma corrida de revezamento, uma sucessão de entregas, implementação e continuidade de políticas públicas importantes para a Cidade”, disse o atual prefeito, que também destacou a importância do respeito à democracia no momento que o País enfrenta situações de intolerância. “Sem respeito não existe democracia e este evento é baseado no maior patrimônio de Santos: o respeito à democracia e a todos”.
Continua depois da publicidade
Antes do início da diplomação, foi apresentado um vídeo com trechos da trajetória dos ex-prefeitos e as obras executadas durante os respectivos mandatos.
A primeira a ser condecorada foi Telma de Souza, que ressaltou a responsabilidade que se tem ao assumir o cargo de chefe do Executivo de Santos. “Quando recebemos os votos, temos a responsabilidade de fazer o bom e o melhor para a nossa população”, disse, acrescentando que adorou ser prefeita “porque a sua assinatura é capaz de promover aumento salarial, construir equipamentos de saúde e escolas e promover ações que ajudem a melhorar a vida das pessoas”.
Na sequência, Beto Mansur disse que a honraria representa o reconhecimento pela dedicação ao Município, e que chegou em um momento bastante simbólico. “Receber uma homenagem que leva o nome do Patriarca da Independência, neste momento que o País atravessa, é uma das coisas mais importantes, e que fica no meu coração. Todos aqui estamos unidos em prol de um objetivo que é melhorar a Cidade”.
Continua depois da publicidade
João Paulo Papa também destacou o evento como um símbolo da democracia e respeito às instituições. “Temos que festejar o momento que a Cidade vive, mas precisamos ter consciência, e acho que o gesto do Rogério nos remete a essa reflexão, do momento que o Brasil atravessa. Precisamos mais do que nunca de diálogo, união, cooperação, de buscar nas diferenças que temos, consensos para fazer aquilo que o País espera de todos nós”.
Paulo Alexandre Barbosa salientou o simbolismo especial que acompanhou a homenagem. “José Bonifácio foi o santista mais ilustre e mais visionário da nossa história. O patriarca da Independência lutou por valores que hoje permanecem vivos na nossa mente e na nossa história. É uma honra e uma responsabilidade receber esta homenagem”.
Continua depois da publicidade