SANTOS

Santos dá início a pré-conferências dos direitos da criança em todas as regiões da Cidade

A primeira reunião foi realizada no Centro da Juventude dos Morros (Avenida Nossa Senhora Assunção, 156, Morro São Bento)

Caio Fernandes

Publicado em 17/10/2022 às 20:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

PRÉ-CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MORRO SÃO BENTO / Fotos: Carlos Nogueira

Continua depois da publicidade

Com a participação da sociedade civil, incluindo assistentes sociais, conselheiros tutelares, pais, educadores e principalmente crianças e adolescentes, começaram pela região dos Morros, na tarde desta segunda-feira (17), as discussões das pré-conferências da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A primeira reunião foi realizada no Centro da Juventude dos Morros (Avenida Nossa Senhora Assunção, 156, Morro São Bento) com o tema central ligado aos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• SPA divulga composição da nova cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos

• Outubro Rosa: semana tem Dia D e entrada gratuita em pontos turísticos de Santos 

• Vacina BCG volta a ser aplicada em 29 policlínicas de Santos

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os debates abordaram violações, vulnerabilidades, além de ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com a chefe do departamento de articulação da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Alessandra Franco, este é o ponto alto da participação social dos munícipes nas políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes.

"Vamos percorrer a Cidade para ouvir os munícipes, como eles pensam as políticas públicas para este segmento e com as próprias  crianças e os adolescentes tendo voz. Para que a gente possa implementar uma medidas que garantam a participação social de todos, o entendimento dos efeitos do que tem sido feito e como a gente pode melhorar".

VOZ PARA TODOS

Continua depois da publicidade

É justamente essa participação dos jovens e crianças o mais importante desses encontros, de acordo com a conselheira tutelar do Centro, Luana Carolina De Maria, presente na pré-conferência desta segunda-feira. "As crianças e os adolescentes precisam ser ouvidos para sabermos quais são verdadeiramente as necessidades deles, não apenas o que a gente acha que são, mas o que realmente pensam, o que gostariam e qual a visão deles".

Um exemplo disso é Bianca Marques, 10 anos, que estava animada por participar do encontro. Segundo ela, seria uma grande oportunidade para sugerir melhorias no local onde mora, o Morro Santa Maria. "Vou sugerir a construção de lugares para brincar, para ter um parquinho na praça do Morro, com brinquedo e várias coisas para nós brincarmos".

Já o estudante Igor Cléber Rodrigues Gomes, 17, se preocupa com o futuro dele e dos amigos. Explica que neste momento procura oportunidades de emprego e de estudo profissionalizante. "Precisamos de mais vagas de emprego para os jovens, queremos ter a possibilidade de estudar e realizar os nossos sonhos. Sou morador da Vila Progresso e quero vencer na vida. Pretendo trabalhar com algo que eu possa ajudar as pessoas, ser médico, veterinário".

Continua depois da publicidade

 

DISCUSSÕES CONTINUAM

A próxima região a receber uma pré-conferência será a Zona Leste, nesta terça-feira (18) das 13h às 17h, na UME Florestan Fernandes (Rua Oswaldo Cochrane, 91, Embaré). As cinco regiões da Cidade  serão percorridas para que todos possam contribuir com sugestões e apontamentos. Nos encontros serão eleitos delegados, que contribuirão na tabulação das informações.

Continua depois da publicidade

Todo esse material servirá como base para Conferência Municipal, que ocorrerá dia 11 de novembro. Ao final,  o conteúdo apurado será encaminhado aos conselhos Estadual (Condeca) e Nacional (Conanda) dos Direitos da Criança e do Adolescente, sempre com o mesmo objetivo subsidiar o poder público de informações e sugestões para atender ao segmento.

 

PROGRAMAÇÃO

Continua depois da publicidade

18/10 - Zona Leste - 13h às 17h

Local: UME Florestan Fernandes - Rua Oswaldo Cochrane, 91 - Embaré

19/10 - Zona Noroeste - 13h às 17h

Continua depois da publicidade

Local: Ceconv da Caneleira - Rua Gilberto Franco Silva, 317

20/10 - Centro - 13h30 às 17h

Local: UME Colégio Santista - Rua Sete de Setembro, 34 - Vila Nova

Continua depois da publicidade

21/10 - Área Continental - 13h30 às 17h

Local: UME Judoca Ricardo Sampaio - Av. Xavante, 70 – Caruara

11/11 – 12ª Conferência Municipal - 9h às 17h

Local: Auditório - Universidade São Judas – Campus Unimonte - Rua Comendador Martins, 52 - Vila Mathias

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software