Santos

Santos comemora 114 anos de vínculos com o bonde elétrico

Investimento nos elétricos foi motivado pelo desenvolvimento da Cidade com o comércio do café

Da Reportagem

Publicado em 28/04/2023 às 14:39

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Investimento nos elétricos foi motivado pelo desenvolvimento da Cidade com o comércio do café / Reprodução/Acervo FAMs

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Nesta sexta-feira (28), Santos comemora 114 anos do início do serviço dos bondes elétricos, meio de transporte que vive na memória afetiva de muitos cidadãos e que se mantém vivo como atração turística no Centro Histórico.

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No início do século 20, Santos crescia de forma acelerada por conta da força do comércio cafeeiro e precisava de um transporte condizente com o desenvolvimento. Foi exatamente em 28 de abril de 1909 que a Companhia City inaugurou a primeira linha com a novíssima tecnologia, em meio a uma grande festa, que teve a presença de todas as autoridades regionais.

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A primeira linha de bondes elétricos ligava Santos a São Vicente, partindo da Rua São Leopoldo, e seguindo pela Praça dos Andradas, Rua Amador Bueno e avenidas Senador Feijó, Rangel Pestana e Ana Costa, praias do Gonzaga, José Menino e Itararé, Rua Frei Gaspar até o ponto final vicentino, na Estação da City, onde hoje é a Praça Barão do Rio Branco.

Ao longo do trajeto, a população enfeitou residências e casas comerciais, e acenou para os seis bondes que cumpriram o percurso. A usina de força ficava na Vila Mathias, ao lado da cocheira onde a empresa mantinha os burros que puxavam os bondes antigos e também onde ficavam as máquinas movidas a vapor.

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“O bonde elétrico era o que tinha de mais moderno no mundo. Os veículos eram importados. Foi uma onda de modernidade que aconteceu no País e que Santos acompanhou”, lembra o historiador Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos.

MELHOR DA AMÉRICA LATINA

O serviço santista de bondes foi considerado um dos melhores sistemas de transporte público urbano da América Latina. A Cidade chegou a possuir a maior quilometragem de linhas por habitante do Continente: em 1917, era um quilômetro por 1.350 habitantes.

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Após muitos avanços, com a fabricação de veículos e as inovações do reboque, articulados e fechados, os bondes deixaram de circular como meio de transporte em 28 de fevereiro de 1971, em consequência da implementação das linhas de ônibus e do crescimento da frota de
automóveis.

O bonde voltou aos trilhos como atração turística em 23 de setembro de 2000 e, nesta semana, atingiu a marca de dois milhões de passageiros, sucesso entre santistas e visitantes de várias idades.

Confira a programação da data.

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