Com temperaturas extremas em 2024, a tendência deve permanecer / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O ar-condicionado é um dos principais requisitos na hora de alugar um imóvel na cidade de Santos. O levantamento feito pelo QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina. Em 2023, o item ficou em segundo no ranking dos filtros mais utilizados no site, atrás apenas de armários na cozinha.
Em comparação com o ano de 2022, o ar-condicionado ganhou uma posição no ranking. Uma das hipóteses é o fato de 2023 ter tido diversas ondas de calor e foi também o ano mais quente da história, segundo o Observatório Europeu.
Continua depois da publicidade
Com o calor que vem fazendo neste ano, a expectativa é que essa tendência de busca pelo ar-condicionado permaneça em 2024.
“É um comportamento que tem sido observado em diferentes cidades pelo país, como Rio de Janeiro e São Paulo. Para aqueles que têm condições, o ar-condicionado virou um item quase que obrigatório na hora de alugar um imóvel. Ninguém numa cidade tão úmida e quente quer passar calor ou mesmo ter que fazer uma obra em casa”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.
Continua depois da publicidade
A predominância do ranking segue com os filtros de armário. Na terceira e na quarta posições, aparecem, respectivamente, os armários embutidos no quarto e os armários no banheiro. Vale lembrar que Santos e Praia Grande lideram o ranking de cidades mais rentáveis do Brasil para aluguel de imóveis.
Confira os 10 filtros mais usados em Santos em 2023:
1. Armários na cozinha
2. Ar-condicionado
3. Armários embutidos no quarto
4. Armários nos banheiros
5. Geladeira inclusa
6. Vista livre
7. Fogão incluso
8. Novos ou reformados
9. Máquina de lavar
10. Cama de casal
Continua depois da publicidade