Vacina / Reprodução
Continua depois da publicidade
O primeiro dia da aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 em Santos, levou milhares de pessoas às policlínicas nesta terça-feira (28). Foram aplicadas 2.053 doses deste imunizante. A bivalente é ofertada aos santistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e, aos finais de semana, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas no Santos Portal (www.santos.sp.gov.br).
Nesta quarta-feira (1º), as unidades Caruara e Monte Cabrão, na Área Continental, vão começar a oferecer a vacina bivalente, que protege contra o vírus original da covid-19 e também contra a variante ômicron.
Continua depois da publicidade
Neste primeiro momento, a bivalente é oferecida a pessoas a partir dos 70 anos; imunossuprimidos a partir dos 12; pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs) e abrigados a partir de 12 anos de idade; funcionários dessas instituições, além de quilombolas.
Severino Gomes de Freitas, 82 anos, chegou cedo à Policlínica Ponta da Praia para tomar sua quinta dose da vacina contra a covid-19, na manhã desta terça-feira. O aposentado conta que pegou a doença no período anterior à disponibilização das doses. "Meu filho e meu neto também pegaram covid-19".
Continua depois da publicidade
Também aguardando a vez para ser imunizada, a dona de casa Mercedes Farinas, 80, enfrentou a covid-19 duas vezes "mesmo já sendo vacinada". "Tive muita tosse, mas se não tivesse sido imunizada teria sido pior. Em casa, meu marido e meu filho também pegaram a doença".
Com a senha de número 22 nas mãos, Marinete Oliveira Machado, 70, disse não se importar de chegar cedo na unidade para tomar a vacina. Ela perdeu vários parentes para a covid-19. "Tomo quantas vacinas forem preciso para não ter esta doença".
Quem também saiu feliz por ter tomado a ambivalente foi Albano de Jesus, 85. "Graças a Deus não peguei esta doença. Continuo jogando meu beach tennis regularmente", comemorou ele.
Continua depois da publicidade
INTERVALOS NECESSÁRIOS
Para as pessoas que tomaram pelo menos duas doses de vacina contra a covid-19, é necessário um intervalo de quatro meses (122 dias) da última dose para ter acesso à dose bivalente. Quem não tem duas doses iniciais, deve completar este esquema inicial para, após 4 meses, ter acesso ao reforço com a vacina bivalente.
O esquema para as pessoas imunossuprimidas é um pouco diferente. Quem não iniciou ou não completou o esquema vacinal primário (composto por três doses neste caso), pode completar o esquema inicial com a bivalente após 8 semanas da aplicação da segunda dose da vacina monovalente e, após quatro meses (122 dias), completar o esquema com a bivalente.
Continua depois da publicidade
Para os imunossuprimidos com três doses iniciais no mínimo, a aplicação da vacina bivalente é feita a partir de quatro meses (122 dias) da última dose.
DOCUMENTOS
Para ter acesso à vacina bivalente, é necessário levar à policlínica o CPF, documento com foto, comprovante de residência em Santos e as carteirinhas com as doses anteriores anotadas. Os imunossuprimidos devem apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica.
Continua depois da publicidade
ACAMADOS
Pessoas acamadas que fazem parte do grupo contemplado nesta fase da campanha de vacinação devem encaminhar um representante (família ou cuidador) à policlínica de referência do seu endereço com seus documentos pessoais (CPF, comprovante de residência) para efetuar cadastro.
ILPIs E ABRIGOS
Continua depois da publicidade
Para ter acesso ao imunizante, as instituições devem entrar em contato com a policlínica de referência do endereço para programar a vacinação de seus assistidos e funcionários.
VEJA ONDE VACINAR
ORLA
Continua depois da publicidade
Policlínica Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728
Policlínica Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607
Policlínica Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
Continua depois da publicidade
Policlínica Gonzaga – Rua Assis Correia, 17
Policlínica Pompeia/José Menino - Rua Ceará, 11
Policlínica Ponta da Praia – Praça Primeiro de Maio s/nº
ZONA NOROESTE
Policlínica Alemoa – Rua Afonsina Proost de Souza s/nº
Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184
Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº
Policlínica Rádio Clube – Av. Hugo Maia s/nº
Policlínica São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351
Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº
CENTRO
Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457
Policlínica Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40
Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284
Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº
MORROS
Policlínica Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32
Policlínica Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115
Policlínica Monte Serrat - Praça Correa de Melo s/nº
Policlínica Morro José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77A
Policlínica Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Policlínica Penha – Rua Três, 150
Policlínica Santa Maria - Rua 10 s/nº
Policlínica São Bento – Rua das Pedras s/nº
Policlínica Valongo – Rua. Prof. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó
Policlínica Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2
ÁREA CONTINENTAL
Caruara (Rua Andrade Soares s/nº – Área Continental)
Monte Cabrão (Av. Principal s/nº – Área Continental)
Continua depois da publicidade