Ali se encontram sobrados geminados com detalhes originais do início do século 20 e a Igreja de Santa Josefina Bakhita / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A revitalização da Rua República Portuguesa, na Vila Mathias, entrou na etapa final das obras, com 90% do projeto concluído. A Prefeitura de Santos está transformando a rua em mais uma atração turística da Cidade, ao valorizar as identidades portuguesa e africana presentes na via. Ali se encontram sobrados geminados com detalhes originais do início do século 20 e a Igreja de Santa Josefina Bakhita, religiosa que nasceu em 1869 no Sudão.
O espaço urbano foi privilegiado no projeto da Prefeitura ao criar nas extremidades da rua, que começa na Campos Mello e termina na Henrique Ablas, junto à Silva Jardim, um prolongamento das calçadas, formando largos, onde está sendo finalizada decoração em mosaico, remetendo, respectivamente, às culturas portuguesa e africana.
Continua depois da publicidade
O prolongamento também servirá para direcionar os veículos, garantindo maior segurança aos pedestres, que também contarão com faixas elevadas para a travessia.
Falta apenas a conclusão do assentamento das pedras portuguesas que formam a faixa decorativa das calçadas acessíveis.
Continua depois da publicidade
As caixas para o embutimento dos cabos das operadoras de telecomunicações e da fiação elétrica da CPFL, que garantirá um visual mais limpo para a rua já estão prontas.
Paralelamente, a rua também ganhará 12 bancos em concreto e detalhes em madeira, oito floreiras em granito cinza com arranjos de petúnia de cores variadas e 45m² de grama amendoim.
A rua foi dividida em três partes para facilitar a realização das obras e minimizar os impactos para os moradores. As intervenções tiveram início com o assentamento de rede de drenagem, uma vez que, anteriormente, as águas pluviais corriam pelas sarjetas até alcançar a tubulação existente nas vias próximas.
Continua depois da publicidade
A rua também ganhou 1.033m² de calçadas acessíveis e 436m de guias em granito polido.
Já a capa de asfalto da pista foi retirada e substituída por peças retificadas, com superfície aplainada. As entradas das garagens serão decoradas com piso cerâmico.
O projeto de revitalização atuará também como indutor do desenvolvimento urbano nessa área da Cidade
Continua depois da publicidade
Os serviços, com prazo de conclusão contratual no início de outubro, estão a cargo da empreiteira Dekton, vencedora da concorrência pública.
O investimento é de R$ 3.204.098,28, dos quais R$ 2.913.514,38 provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado, e o restante de recursos próprios da Seserp.