CULTURA

Revitalização de importante praça do Centro Histórico de Santos chega à etapa final

A reforma e restauração promovem a integração do espaço com o Pantheon dos Andradas e com a Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo

DA Reportagem

Publicado em 03/02/2023 às 19:58

Compartilhe:

Praça Barão do Rio Branco foi reformada e restaurada. Fotos: Marcelo Martins/PMS / Divulgação/PMS

Falta muito pouco para a revitalização da Praça Barão do Rio Branco ser concluída. A obra, que abrangeu todos os seus quase 2.200m², está sendo finalizada com arremates no paralelepípedo. A reforma e restauração promovem a integração do espaço com o Pantheon dos Andradas e com a Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo, valorizando o patrimônio histórico de Santos e implantando melhorias de acessibilidade.

Na praça foram realizadas melhorias de pavimentação e drenagem, instalação de moderna iluminação no solo, recuperação do piso em pedra portuguesa e novo paisagismo, além da implantação de itens de acessibilidade. “A iluminação cênica realça a beleza do espaço histórico, que ficou mais atrativo com novos bancos, floreiras e lixeiras”, explica o engenheiro Danilo Uvara, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi). 

O piso representa as correntes de um navio atracado no Porto de Santos. ”O trabalho com o mosaico exigiu muito cuidado, incluindo a cópia dos desenhos do piso para a elaboração de moldes plásticos, garantindo a recolocação exatamente como o original”, completou o profissional. 

A revitalização da praça, que tem no centro o monumento a Gaffrée e Guinle, de 1934, de autoria do escultor italiano Lorenzo Massa, em homenagem aos fundadores da Companhia Docas de Santos e saneadores do porto, foi feita pela Sabino Comércio & Empreiteira Ltda.

A obra somou investimento de pouco mais de R$ 1,6 milhão, recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município (Fundurb), com projeto de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

PRAÇA É UM DOS DESTAQUES NA LINHA TURÍSTICA DO BONDE

A Praça Barão do Rio Branco faz parte do roteiro da Linha Turística do Bonde, passeio que percorre os principais pontos de interesse histórico e cultural do Centro.

Além do Panteão dos Andradas - onde repousam os restos mortais de José Bonifácio de Andrada e Silva e seus ilustres irmãos Martim Francisco e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva, a praça é o endereço da Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo.

Antes de se chamar Barão do Rio Branco, a praça, que começa na Rua Augusto Severo e Rua Antônio Prado e termina na Praça da República, teve outros cinco nomes: Praça 50, Largo do Carmo, Largo da Cadeia, Travessa do Arsenal e Beco do Rato. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter