Técnicas de primeiros socorros, higiene, prevenção e combate a incêndio. Esses foram os principais assuntos abordados durante a capacitação realizada nesta terça-feira (23) / Carlos Nogueira/PMS
Continua depois da publicidade
Técnicas de primeiros socorros, higiene, prevenção e combate a incêndio. Esses foram os principais assuntos abordados durante a capacitação realizada nesta terça-feira (23), no Corpo de Bombeiros, no Gonzaga, para profissionais e permissionários de entidades que vão trabalhar em lanchonetes durante os desfiles das escolas de samba, nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro, na Zona Noroeste.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Sob o comando do cabo José Ferreira dos Santos Neto, orientações para prevenir acidentes foram dadas de forma prática e teórica para quem atuará no atendimento ao público servindo alimentos e bebidas na passarela do samba Dráuzio da Cruz. “O primeiro compromisso que a gente tem é com a vida. Então, temos que estar em alerta o tempo todo com a segurança do próximo”, falou o bombeiro.
Parte do público que assistia ao palestrante já era de figuras conhecidas de outras capacitações. Algumas, com todas as técnicas de salvamento decoradas e anotadas em bloquinhos, levantavam as mãos para perguntar ou completar a fala de Neto com o jeito certo de agir em casos de engasgamento e queimadura. Demonstrações que ensinavam como executar a reanimação cardiopulmonar e o uso correto de extintores também foram passadas pelos representantes das entidades. ”Devemos manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, sempre informando um ponto de referência do acidente”, alertou o cabo.
Continua depois da publicidade
A capacitação foi organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS) às associações cadastradas na Instituição. A ação se refere ao Carnaval Solidário que, por meio de lanchonetes montadas na passarela, tem como objetivo dar às entidades oportunidade para arrecadar recursos a serem destinados aos seus projetos sociais durante o ano.
Estiveram presentes voluntários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santos (Apae), ONG Casa Vó Benedita, Creche Anjos do amanhã, Creche Tia Edna, Sociedade Amiga dos Pobres ‘Albergue Noturno’ e Cruzada das Senhoras Católicas.
Continua depois da publicidade