Expectativa

Região deve ter aumento de 5% nas vendas de Dia dos Pais, aponta CDL

Vendas seguem mesmo número do Dia das Mães e taxação das compras internacionais aproxima consumidor das lojas físicas

LG Rodrigues

Publicado em 04/08/2024 às 15:58

Atualizado em 04/08/2024 às 16:13

Compartilhe:

Dia dos Pais está chegando / Rodrigo Montaldi / Diário do Litoral

Mais uma data comemorativa está chegando e o comércio se mostra otimista. Depois do mês das férias, o Dia dos Pais é uma das datas que alavancam o comércio na região neste 2º semestre. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas Santos Praia (CDL Santos Praia), o movimento nos centros comerciais deve ser igual o do Dia das Mães e registrar um aumento de 5% nas vendas em relação ao ano passado.

Segundo o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, as pessoas sempre deixam pra última hora porque fica mais perto das datas de pagamentos de salários. "Aquela tradicional correria já é bem conhecida. Entre os presentes mais escolhidos estão: roupas, calçados, perfumes, acessórios e produtos eletrônicos", pontua.

E esse crescimento de fato, é uma tendência. De acordo com um levantamento feito em todas as capitais do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, pelo menos 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, ou seja, cerca de 110 milhões de pessoas.

Estas vendas devem movimentar em todo Brasil mais de R$ 25 bilhões no comércio. Tanto é que (32%) pretendem gastar mais que em 2023, (35%) o mesmo valor e (19%) querem gastar menos. Mas, poupar será um desafio, isso porque sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano. O valor médio dos presentes deve ser de R$ 230.

Para tentar economizar, a maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços antes de fazer as compras do Dia dos Pais. A maioria utilizará sites ou aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%).

Lojas físicas

A maioria dos entrevistados (69%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings (28%), lojas de departamento (15%) e shopping populares (14%). Isso acaba tendo um reflexo por conta da nova taxação das compras internacionais, válida desde 01 de agosto.

Cerca de 40% pretende comprar pela internet, por aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%). Entre quem pretende comprar on-line, (57%) utilizarão os sites varejistas internacionais, (38%) de varejistas nacionais e (35%) vai investir na compra e venda de produtos novos ou usados.

Pagamento

Para evitar endividamento, a maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista: no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado, (34%) têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (31%). Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% pretendem pagar em 3 vezes e 22% em 4 vezes.

Endividamento

Mesmo quem está com problemas nas finanças pessoais não quer deixar a data passar em branco, por isso (24%) dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e (10%) pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra.

Deste universo (35%) dos que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que (65%) destes também estão com o nome negativado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Contraponto

Candidata a vereadora promete dar atenção às famílias com crianças autistas e outros assuntos

Nina Barbosa garante que, se eleita, este será um dos primeiros projetos a serem trabalhados na Câmara

Cotidiano

Crianças se arriscam mergulhando em obras de piscinão em Guarujá, no litoral de SP

Reportagem tomou conhecimento da situação por conta de um vídeo feito por moradores do entorno

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter