OBRAS
As obras tiveram início com levantamentos topográficos, com a presença do prefeito Rogério Santos e dos secretários municipais Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e Glaucus Farinello, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano
As obras, com previsão de conclusão em 18 meses, representam "mais desenvolvimento urbano para a Zona Noroeste e mais desenvolvimento econômico para a Cidade", frisou o prefeito / Prefeitura Municipal de Santos
Continua depois da publicidade
Importante corredor comercial e de mobilidade do Rádio Clube, concentrando as principais atividades do bairro, a Avenida Álvaro Guimarães começou a ser reurbanizada pela Prefeitura nesta sexta-feira (27), em mais um serviço que integra as comemorações pelos 477 anos de Santos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
As obras tiveram início com levantamentos topográficos, com a presença do prefeito Rogério Santos e dos secretários municipais Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e Glaucus Farinello, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
“A Álvaro Guimarães é a veia arterial da Zona Noroeste e as obras, que têm por objetivo consolidá-la como a avenida de comércio da região, serão feitas com toda a segurança, cuidados, qualidade e com o menor transtorno possível”, afirmou o prefeito. Ele também esteve acompanhado pelo presidente da CET-Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, e pelo prefeito regional da Zona Noroeste, Kléber Passos, além de técnicos da Administração.
Continua depois da publicidade
As obras, com previsão de conclusão em 18 meses, representam “mais desenvolvimento urbano para a Zona Noroeste e mais desenvolvimento econômico para a Cidade”, frisou o prefeito. A revitalização e paisagismo, projetos da Sedurb, tornarão a via mais atraente a investimentos e geração de empregos. O gerenciamento da obra está sob responsabilidade da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos).
MELHORIAS DO PROJETO.
Principal interligação do Rádio Clube com o bairro Castelo, a avenida contará com nova pavimentação nos 900 metros entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, totalizando 7.422m². Para melhorar o sistema drenagem, serão instaladas 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134 metros de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, permitindo melhor escoamento da chuva.
Será construída uma nova ciclovia, com cerca de 900m de extensão, piso em concreto armado pigmentado e dotada de todas as sinalizações e dispositivos de segurança.
Continua depois da publicidade
Todos os passeios serão refeitos, em um total de 6.259 m², obedecendo ao padrão do Programa Calçada para Todos, possibilitando melhorias para a movimentação de pessoas com mobilidade reduzida. Serão criadas também faixas elevadas (lombofaixas) nas travessias, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres.
Todo paisagismo também será reconfigurado, com gramas e forrações em 692 m², plantio de 51 árvores regionais e instalação bancos e lixeiras. Para completar, bolsões e baias para a parada de ônibus.
Os serviços serão realizados pela Sabino Comércio & Empreiteira Ltda. e o investimento é de R$ 8.885.175,00, parte do valor destinado pelo Governo do Estado, complementado com recursos da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
BAIRROS.
Um dos mais populosos da Cidade, com mais de 30 mil habitantes, o Rádio Clube começou a ser ocupado de forma mais efetiva por volta da década de 1950, com o estabelecimento de residências dos trabalhadores do porto e refinarias. Da mesma forma ocorreu com o bairro do Castelo, que atualmente possui cerca de 12 mil habitantes.
Gradativamente, o núcleo formado por esses dois bairros foi recebendo infraestrutura e investimentos na área de habitação social. Com o aumento da população, começaram a surgir vetores econômicos com a abertura de comércio, visto que o Centro fica a aproximadamente oito quilômetros de distância. Atualmente, Rádio Clube e Castelo contam com uma gama de áreas comerciais, distribuídas nas mais diversas áreas como materiais de construção, supermercados, têxtil, varejo, eletrônicos e outras atividades que geram emprego e movimentam a economia local.