O bichinho que adora uma brincadeira e muito carinho está pronto para recomeçar a vida em um novo lar / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Quem vê o Neck brincando não imagina a triste experiência acumulada nos seus apenas sete meses de vida. Em março último, o cãozinho chegou com tetraplegia à Coordenadoria de Defesa à Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. Vítima de maus-tratos, foi encontrado no bairro José Menino por uma munícipe que não pensou duas vezes para buscar ajuda profissional.
No serviço municipal, ele ganhou o nome Neck, que em inglês significa pescoço. Ao que tudo indica, o animal foi golpeado com força no pescoço, o que quase lhe custou a vida, conta a coordenadora da Codevida e veterinária, Karol Castro.
Continua depois da publicidade
“Ele foi encontrado com uma lesão cervical bem importante e não mexia nenhuma das patinhas, nem as da frente, nem as traseiras; não movia sequer o rabinho. Só conseguia mexer um pouquinho os olhos, e mesmo assim com dificuldades”.
O pet passou a receber todos os cuidados possíveis da equipe. Alguns profissionais, inclusive, chegaram a levá-lo para casa, no início, porque ele precisava de atenção especial na hora das refeições. Era uma alimentação pastosa oferecida na boca por meio de seringa, relata Karol.
Continua depois da publicidade
“Com este tratamento todo, ele conseguiu evoluir. Começou a comer sozinho, depois voltou a abanar o rabinho e a mexer uma patinha; depois a outra e assim por diante. Conseguimos, com uma clínica parceira, sessões de acupuntura e tratamento com medicina oriental chinesa, além de fisioterapia”.
Neck agora está recuperado. O bichinho que adora uma brincadeira e muito carinho está pronto para recomeçar a vida em um novo lar, com direito a todos os cuidados e muito amor dos futuros tutores.
“Hoje ele é um cachorro supersaudável. Já está de alta e pronto para alguma família realmente interessada e que saiba a importância da adoção”.
Continua depois da publicidade
Quem tiver interesse pode ir à Codevida (Avenida Francisco Manoel s/nº, Jabaquara, das 10h às 16h). Outra opção é enviar mensagem pelo Instagram (@codevidaoficial).
OUTROS ANIMAIS
Além de Neck, há mais 120 animais entre cães e gatos esperando uma família para chamar de sua na Codevida. Não é necessário morar em Santos para adotar, mas o interessado precisa passar por entrevista para verificar se o perfil se encaixa ao do animalzinho.
Continua depois da publicidade