Santos

Projeto leva escritor para bate-papo sobre o cinema em Santos em escola municipal no morro

Na sexta-feira (12), o autor terá um encontro com os profissionais das bibliotecas escolares da rede

Da Reportagem

Publicado em 09/05/2023 às 09:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Na sexta-feira (12), o autor terá um encontro com os profissionais das bibliotecas escolares da rede / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Os estudantes da Escola Municipal Irmão José Genésio, do Morro José Menino, tiveram a oportunidade de bater papo com o produtor cultural André Azenha, autor do recém-lançado livro 'Santos: Seus Bairros, Seus Cinemas'. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (8) e faz parte do projeto 'Conheça o Autor', da Secretaria de Educação de Santos (Seduc).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto é desenvolvido pela Seção de Biblioteconomia e Multimídia (Sebibli). Azenha doou 54 exemplares do livro que serão disponibilizados nas bibliotecas das escolas do Ensino Fundamental I e II. Ele ainda conversará com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Leonardo Nunes (Castelo) na noite desta segunda-feira (8).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Data de entrega de novo IML de Santos é definida

Na sexta-feira (12), o autor terá um encontro com os profissionais das bibliotecas escolares da rede, quando fará uma palestra sobre a pauta do livro, seguida de bate-papo, entrega de um exemplar para cada biblioteca escolar, com direito a dedicatória.

BATE-PAPO

Continua depois da publicidade

Sobre a obra 'Santos: Seus Bairros, Seus Cinemas', André Azenha começou falando dos Irmãos Lumière que, em 1895, na cidade de Lion, na França, apresentaram a primeira filmagem, que era tratada, na época, como um experimento científico e não como a arte como conhecemos hoje. Durante o bate-papo, o autor também fala sobre o surgimento no Brasil, um ano depois, em 1896, no Rio de Janeiro.

Segundo o produtor cultural, a primeira exibição em Santos se deu em 1897 e lembrou que a Cidade já teve a Cinelândia Santista, quando o Município chegou a ter o maior número de cinemas por habitante do País. 

Azenha contou como foram as fases das salas de cinema na Cidade e que o Cine Roxy, que faz 90 anos em março de 2024, é reconhecidamente um 'herói da resistência', por manter suas portas abertas por tantos anos. "Mesmo com todas as mudanças pelas quais passaram o Cine Roxy, temos que reconhecer seu importante papel na história das salas de cinema da Cidade", ressaltou.

Continua depois da publicidade

O aluno Leonardo Cardoso da Silva, 14 anos, do 9º ano, contou que gosta de cinema de animação e de filmes de super-herói. "Achei bem legal a palestra. Muito informativa sobre a história do cinema. Não sabia que o cinema era tão antigo. A escola é o lugar para a gente ter informações como essa e ter contato com o autor do livro é muito interessante também", comentou.

Já o aluno Lucas Matheus, de 14 anos, ressalta a oportunidade de conhecer de perto o autor. "Ele falou muita coisa sobre cinema que eu não sabia. Bem legal conhecer a pessoa que escreveu a história desse livro assim, de perto", disse.

A chefe da Seção de Sebibli, Maria Cristina Zinezi, explicou que a ação faz parte do projeto 'Conheça o autor' e disse que a temática deste livro, em especial, dialoga totalmente com o Santos à Luz da Leitura deste ano, que tem como foco o cinema. "Por essa razão, levaremos o escritor ao maior número de escolas possíveis", afirmou.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software