BAIXADA SANTISTA
Voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica, iniciativa traz curso totalmente gratuito de informática básica
A capacitação terá seis meses de duração, sendo uma aula semanal com duas horas de duração / Divulgação/USP Imagens
Continua depois da publicidade
As inscrições para o projeto Ação Tecnológica para Educação Computacional (ATEC), promovido pela escola Tecnoponta Treinamentos, vão até esta sexta-feira (12). A iniciativa oferece um curso de Informática Básica, completamente gratuito, para jovens de 12 a 17 anos, da Baixada Santista, que vivam em situação de vulnerabilidade econômica.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A capacitação terá seis meses de duração, sendo uma aula semanal com duas horas de duração. O instrutor será cedido pela empresa Backsite Serviços On-line, que é parceira nesta ação. O material didático, que também não tem qualquer custo para o aluno, é produzido pela própria Tecnoponta.
As inscrições podem ser realizadas por meio deste link. Outra alternativa é se cadastrar pelo telefone (13) 2104-4777, das 16 às 20 horas.
Continua depois da publicidade
Depois disso, haverá entrevista com os candidatos, que terão de apresentar documentos, para análise e comprovação de que o postulante à vaga preenche todos os requisitos, como estar ao menos no quinto ano do Ensino Fundamental e residir na Baixada Santista.
No fim, aqueles que forem selecionados serão chamados para efetivação da matrícula. Então, em janeiro do ano que vem, tem início o curso. Aqueles que concluírem a capacitação receberão um certificado.
ATEC.
Conforme a sócia-diretora da Tecnoponta, Thais Caselato, a iniciativa surgiu a partir da identificação de que, ainda hoje, muitos profissionais não possuem conhecimentos simples, como usar aplicativos de texto, nem sabem o que é um navegador. Ela ressalta que esta condição acaba impedindo que essas pessoas consigam melhores oportunidades de trabalho.
Continua depois da publicidade
"Esta dificuldade atual que muitos enfrentam se dá pelo fato de, lá atrás, eles não terem sido incluídos no universo digital. Nossa ideia é possibilitar que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica tenham a chance de se familiarizarem com a computação. Isso abre um horizonte, que, no futuro, lhes permitirá até atuar em áreas tecnológicas, mudando suas perspectivas de vida", diz.
Justamente para que um novo mundo seja descortinado para crianças e jovens, a primeira turma será capacitada no que há de mais básico em computação. Depois disso, a ATEC vai criar outros treinamentos, como manutenção de hardware, programação, web designer e daí por diante.
"Vamos começar bem pelo início mesmo, com a Informática Básica. Depois, o aluno já estará incluído no mundo digital e vai conhecer os caminhos profissionais que poderá seguir dentro desta área. Na sequência, vamos dar cursos que os tornarão profissionais de algum segmento tecnológico", explica Thais.
Continua depois da publicidade
A sócia-diretora ressalta, ainda, que o grande objetivo é ajudar a transformar vidas no presente e no futuro. "Com uma ação simples como esta, podemos mudar o rumo de muitas vidas. É o que buscamos aqui, na Tecnoponta. Espero ver, em breve, pessoas bem-sucedidas, que tenham começado conosco”.
Continua depois da publicidade