Santos

Programação em Santos debate cenário atual e consequência do trabalho infantil

O debate ainda convida a refletir sobre o reconhecimento das crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos

Mariana Fernandes

Publicado em 14/06/2023 às 15:02

Compartilhe:

O debate ainda convida a refletir sobre o reconhecimento das crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos / Reprodução/OIT

No mês em que se celebra a luta contra o trabalho infantil, a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santos (Seds) tem uma programação especial voltada à conscientização e ao debate sobre o cenário atual e sobre as causas e consequências do trabalho infantil na Cidade.

O evento vai discutir as consequências e prejuízos que o trabalho infantil acarreta na vida das crianças e dos adolescentes, que vão desde aspectos físicos até psicológicos e emocionais, educacionais, sociais e de exposição à violência, entre outros. O evento é aberto ao público, com inscrições aqui https://forms.gle/DQCfHrQd7WC98eX88. 

O debate ainda convida a refletir sobre o reconhecimento das crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos, jogando luz a dimensões fundamentais para o enfrentamento ao trabalho infantil.

Serão dois momentos de debate: a abertura incluirá uma reflexão sobre o panorama do trabalho infantil na Cidade, que será conduzido por Taís Viudes de Freitas, socióloga formada pela Universidade de São Paulo e com doutorado em sociologia pela Unicamp, referência das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil, pela Seds.

No segundo momento, um debate reunirá especialistas para aprofundar a questão. Os convidados para esta mesa são Rosemeiry de Lima Nemetz, enfermeira e mestre em Ciências da Saúde, Raquel Cuellar do Nascimento, psicóloga e mestre em psicologia pela Universidade Católica de Santos, e a professora doutora Maria Natália Ornelas Pontes Bueno Guerra, assistente social e professora do curso de Serviço Social da Unifesp.

Nesse mês, diversos órgãos que atuam em defesa da proteção e da garantia de direitos das crianças e adolescentes intensificam suas ações para dar maior visibilidade e ampliar os esforços no enfrentamento ao trabalho infantil.

Na última semana foi realizada uma ação com distribuição de material informativo no bairro Gonzaga, um dos mais movimentados da Cidade, para conscientizar e sensibilizar a população a respeito da questão. Também estão previstas outras ações de sensibilização voltadas à sociedade civil ao longo deste mês.

Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. 

Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP.

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Movecta, Maersk e Wilson Sons abrem processo seletivo no litoral de SP

Há mais chances para candidatos com ensino técnico, ensino superior e ensino médio

Diário Mais

Cientistas acusam satélites de Elon Musk de atrapalhar análises e estudos do espaço

Vários grupos de pesquisadores pelo mundo estão exigindo providências

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter