Iniciativa

Programa ajuda a acelerar negócios de empreendedores santistas da gastronomia

Além da gestão de seus negócios, a finalidade é orientá-los sobre o planejamento e a produção para venda ao mercado consumidor

Da Reportagem

Publicado em 24/06/2023 às 14:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo é capacitá-los em gestão de negócios até novembro / Divulgação/Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

O objetivo é capacitá-los em gestão de negócios até novembro. Porém, os alunos do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos da Gastronomia Feito em Santos não têm tempo a perder. Eles já estão colocando os ensinamentos em prática e melhorando as suas empresas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Parceria entre a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Sebrae e Universidade Católica de Santos (Unisantos), o programa conta com 35 alunos, que iniciaram em abril um cronograma de aulas coletivas (teóricas e práticas), consultorias individuais e atividades complementares.

Continua depois da publicidade

Além da gestão de seus negócios, a finalidade é orientá-los sobre o planejamento e a produção para venda ao mercado consumidor.

Na sexta-feira (23), a turma participou de uma aula prática com o tema ‘Métodos de Cocção (cozimento) e Aproveitamento Integral dos Alimentos’, no laboratório de Gastronomia da Unisantos. De acordo com a chef Michele Uemura, professora do programa e coordenadora do curso de Gastronomia da instituição, a aula também inclui o desafio de melhorar a apresentação de um produto, o que posteriormente cada empreendedor poderá aplicar com os alimentos que produz artesanalmente e vende. “Hoje, para treinar, eles farão um tratamento, a composição de um prato ideal, com uma proteína, dois legumes, um carboidrato e um molho”.

Continua depois da publicidade

“A turma é maravilhosa, tem sido uma surpresa. Um grupo muito coeso e com muita vontade da apreender e empreender”, elogiou a professora. Para a aula, o peixe utilizado como proteína foi doado pelo Box do Santista, do Mercado de Peixes. A próxima atividade prática está marcada para terça (27), às 13h, com o tema ‘Noções de Sustentabilidade e Gestão de Resíduos’.

VALOR

A confeiteira Michelle Ribeiro Bueno, da marca Seu Pedaço (@seopedaco), que produz e vende bolos, garante que o programa de aceleração agrega muito valor ao seu negócio, muitas vezes fornecendo um olhar diferente para as atividades corriqueiras que ela acostumou a realizar. “Aqui você percebe que pode ser feito de outra forma, trazendo mais qualidade ao produto final. Com todas as dicas, já percebo uma clara mudança para melhor no meu trabalho”.

Continua depois da publicidade

Nos encontros, outros assuntos abordados são canvas - proposta de valor para o negócio, divulgação para atrair clientes nas redes sociais, planejamento financeiro, experiência de compra do cliente, experiência digital do usuário para vendas on-line, inovação, participação em feiras e eventos, técnicas de manipulação de alimentos, sustentabilidade e gestão de resíduos, elaboração de fichas técnicas e desenvolvimento de planilhas para controle financeiro.

As aulas teóricas e práticas vão até julho. Depois, os alunos participam de mentorias individuais e atividades complementares, como participações em feiras, até novembro. Porém, Claudio Roberto Moreira Azevedo, da marca Litoral Bee (instagram @litoralbee), que vende mel em redes sociais e feiras de economia criativa, garante que os conteúdos já ajudaram a subir seu faturamento em cerca de 20%. “Com novas ideias que tive como mudança de rótulo e tamanho de embalagem, por exemplo, já senti diferença nestes últimos meses. O programa tem sido uma oportunidade excelente para nos colocar num nível mais profissional, de excelência”.

Atuando com comida de boteco de raízes de matriz africana, Ellis Alves Ramos, da marca Lari Cone (@laricone_oficial), revelou que, no ano passado, já havia se interessado pelo programa de Aceleração. No entanto, não pôde participar porque a iniciativa capacitou 29 empreendedores da área de artesanato (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/artesas-santistas-estao-prontas-para-melhorar-seus-negocios-apos-programa-de-aceleracao). “Agora eu consegui! O curso é maravilhoso, agrega muito potencial para a gente”.
Dentre as lições que têm aprendido, a empreendedora destaca “organização” e “como lidar com o cliente” como fatores que têm trazido retorno imediato.  

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software