Santos

Primeiro mutirão de verão contra o Aedes em Santos elimina 131 focos com larvas

No total foram eliminados 131 focos com larvas nos 2.430 imóveis visitados pelos 70 agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde

Da Reportagem

Publicado em 03/01/2024 às 22:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mosquito é transmissor de vírus causadores de doenças que são chamadas de arboviroses / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

O primeiro mutirão de verão de 2024 de combate a doenças transmitidas por mosquitos como dengue, zika, chikungunya e outras, foi realizado pela Prefeitura nesta quarta-feira (3), no bairro Aparecida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No total foram eliminados 131 focos com larvas nos 2.430 imóveis visitados pelos 70 agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos dará início a mutirões contra o Aedes nesta quarta-feira

• Estuário, em Santos, recebe mutirão contra o Aedes aegypti nesta quarta

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como destacou a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, os mutirões de verão têm por objetivo eliminar de forma ativa focos de infestação e promover a conscientização da população santista, em especial os turistas que, nesta época do ano, vêm em grande número para a Cidade, sobre a importância dos cuidados no combate ao Aedes aegypti. O mosquito é transmissor de vírus causadores de doenças que são chamadas de arboviroses.

Continua depois da publicidade

“Esse é um trabalho constante da Prefeitura. Começamos a ação realizando um esforço concentrado numa área que teve um número significativo de casos ano passado. Também estamos orientando as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença, quanto mais apoio tivermos da população, mais efetivo será nosso combate”, frisou.

Ana detalhou algumas das ações que serão realizadas nos mutirões de combate à dengue durante o mês de janeiro. “Essa é uma prioridade. Não apenas retiraremos focos de mosquitos e larvas, mas também faremos um trabalho de conscientização da população e turistas, pois eles têm papel fundamental na prevenção”, reforçou.

Ainda como parte da programação, numa tenda montada junto à Fonte do Sapo (Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Aparecida), a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Secretaria de Saúde, orientou quanto aos sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, os cuidados para evitar a proliferação e transmissão da doença e exposição do ciclo biológico do mosquito, com entrega de material informativo.

Continua depois da publicidade

Durante o mutirão de verão, semanalmente, um bairro diferente será percorrido, iniciando com os que se localizam na região da orla, em virtude do aumento da população flutuante nesta época. Os próximos bairros a receberem a ação serão Embaré, José Menino, Pompeia e Boqueirão.

AÇÕES

Considerando os mutirões realizados em 2023, foram eliminados 2.711 focos com larvas do mosquito. No mesmo ano, Santos registrou 466 casos de dengue e 43 de chikungunya.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software