Prédio na Rua XV, em Santos, recebe adequações nos 5°, 6° e 8° andares, para chegada da Unifesp / Divulgação/ PMS
Continua depois da publicidade
As adequações no 5°, 6° e 8° andares do prédio do Banco do Brasil, na Rua XV de Novembro, 195, no Centro Histórico de Santos, estão em ritmo acelerado para receber cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A previsão é de que o novo campus seja inaugurado no dia 26 de janeiro de 2022, data do aniversário da Cidade.
Os trabalhos envolvem a migração completa das atividades do campus da Avenida Ana Costa, 95, e uma parcela do campus da Rua Carvalho de Mendonça, 144 para o novo local no Centro, que passará a ter a movimentação de cerca de 900 alunos por dia, divididos em 300 por período: matutino, vespertino e noturno.
Continua depois da publicidade
As aulas estão previstas para começar no dia 4 de abril, quando terá início o calendário acadêmico presencial da instituição. O segundo semestre letivo de 2021 da Unifesp irá até o final de fevereiro de 2022, ainda a distância.
Adequações
Continua depois da publicidade
No 5° e no 6° andares estão projetados todos os espaços de ensino, pesquisa e extensão que atualmente funcionam no edifício usado pela universidade na Avenida Ana Costa, 95. Os cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física, os respectivos laboratórios didáticos, além de laboratórios de Pesquisa e Secretaria Integrada, que atendem a programas de pós-graduação, vão funcionar no novo local.
O Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo (Saec) também migrará integralmente para o novo espaço no Centro de Santos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
No 8° andar do prédio na Rua XV funcionarão os cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental - atualmente no campus da Rua Carvalho de Mendonça, 144 - e Oceanografia (em fase de autorização pelo Ministério da Educação). Os três cursos terão seus laboratórios didáticos, inexistentes no atual campus, além de salas de aula e espaços de apoio que possibilitarão sua realização integral no novo espaço.
O 8º andar ainda abrigará o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira; Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar e Programa de Pós-Graduação Interunidades em Análise Ambiental Integrada.
“A Prefeitura de Santos está dando todo o suporte para que esse conjunto de ações seja possível”, disse Odair Aguiar Junior, diretor do Centro Acadêmico do Campus Baixada Santista da Unifesp. "Essa é uma parceria grandiosa que já dura 17 anos no prédio da Avenida Ana Costa e que se renova no prédio do Banco do Brasil, como parte do processo de revitalização do Centro”, complementou.
Continua depois da publicidade
Novo local permitirá expansão
A expansão das atividades da Unifesp para o prédio do Banco do Brasil permitirá um grande avanço para o Instituto do Mar. “Os nossos cursos de Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental finalmente terão laboratórios próprios para realização das atividades práticas, não necessitando mais compartilhar espaço com bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, que por sua vez ficará melhor acomodado na unidade atual, na Rua Carvalho de Mendonça”, disse Igor Dias Medeiros, diretor do Instituto do Mar da Unifesp.
“Outra grande expectativa envolve o novo curso de Oceanografia, um projeto antigo do Instituto do Mar da Unifesp, que agora com essa possibilidade de infraestrutura está mais perto de ser viabilizado. Teremos laboratórios e salas para Oceanografia e esperamos poder iniciar as atividades em breve”, afirma Medeiros.
Continua depois da publicidade
Programas de doutorado também são planejados para as instalações no prédio do Banco do Brasil. “Este incremento em infraestrutura e espaço físico certamente contribuirá para isso. É muito gratificante fazer parte deste movimento, ampliando as nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que contribuímos com uma nova dinâmica para o Centro Histórico de Santos, um local belíssimo, que está em plena transformação para melhor”, conclui o diretor do Instituto do Mar da Unifesp.
Continua depois da publicidade