Santos

Pompeia: um dos bairros mais jovens de Santos comemora 25 anos

A área pertenceu ao bairro José Menino até 1998

Da Reportagem

Publicado em 25/11/2023 às 11:45

Compartilhe:

Bairro mistura casas antigas, modernas construções e comércio e serviços variados / Divulgação

Compreendido entre os canais 1 e 2 e as avenidas General Francisco Glicério e Presidente Wilson, a Pompeia, um dos bairros mais jovens da Cidade, completa neste sábado (25) 25 anos. A área pertenceu ao bairro José Menino até 1998 e, no desmembramento, passou a ter o nome da igreja com ares de catedral, Nossa Senhora do Rosário Pompeia, construída na década de 1920, inspirada no santuário da cidade italiana de mesmo nome.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente, com pouco mais de 11 mil moradores, o bairro mistura casas residenciais com antigos casarões, modernos prédios e hotéis. Também abriga praças como a Benedicto Calixto, João Barbalho, Colombo e a Fonte do Surfista; além de escolas, restaurantes, bancos, farmácias, supermercados, academias, um comércio ativo e variado. A região já abrigou um Campus da Universidade Católica de Santos nos casarões tombados da Rua Euclides da Cunha.

A Prefeitura mantém no bairro equipamentos como a Escola Radical de Surfe do Posto 2, primeira escola pública de surfe do País,  a Policlínica Pompeia/José Menino, a Praça Benedicto Calixto e a Praça João Barbalho.

 

CURIOSIDADE

Na década de 50, a famosa pensão da Dona Jô, que hoje não existe mais, localizada na Rua Euclides da Cunha, serviu de moraria um simplório garoto de 15 anos que chegava à Cidade para jogar no Santos Futebol Clube. Seu nome era Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Entenda se a 'freadinha' antes do radar realmente ajuda a evitar multas

Conheça os tipos de radares disponíveis atualmente e descubra se a manobra é eficaz em todos os casos

Cotidiano

Cidade do Litoral de SP terá pontos de parada para motoristas de aplicativo

Paradas foram colocadas em pontos estratégicos de São Vicente; medida visa organizar o trânsito e garantir segurança aos usuários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter