O imóvel está sendo revestido com pastilhas nas cores branca e verde, padrão das unidades de saúde do Município de Santos / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A fachada do edifício onde irá funcionar a Policlínica da Areia Branca, em construção na Rua Francisco Lourenço Gomes Jr, 118, está sendo revestida com pastilhas nas cores branca e verde, padrão das unidades de saúde do Município. A construção tem mais da metade dos serviços executados e a Prefeitura trabalha para entregar a obra civil no próximo ano.
Os serviços são gerenciados pela pasta de Infraestrutura e Edificações e fazem parte de um conjunto de dez novas policlínicas construídas desde 2014. As outras nove já foram entregues: Vila Nova, Morro São Bento, Morro Santa Maria, Caruara, Ponta da Praia, Bom Retiro, Aparecida, Alemoa e Piratininga.
Continua depois da publicidade
O edifício tem quatro pavimentos (térreo mais três andares), com acessibilidade garantida por elevador. Porta de entrada dos pacientes no sistema público de saúde, a nova unidade visa proporcionar melhores condições de atendimento aos 6.494 moradores do bairro (censo IBGE 2010). “Atualmente, os operários executam serviços de alvenaria no andar térreo, preparam as infraestruturas elétrica e hidráulica e aplicam gesso nas paredes”, diz o engenheiro Mendelsson Silva. O edifício contará com seis consultórios, um odontológico e cinco médicos, sendo um deles com sanitário. As salas ocuparão o primeiro e segundo pavimentos do edifício. No local haverá espaço para atividades coletivas, composto por uma sala e por uma área coberta para atividades externas, além de salas para a gerência e para os agentes comunitários.
O andar térreo vai abrigar salas para acolhimento, recepção, espera, vacinação e distribuição de medicamentos, e também depósito, armazenagem de resíduos, expurgo e sala de utilidades. O primeiro andar será destinado a procedimentos, coleta, curativos, inalação, utilidades e espera.
Continua depois da publicidade
No segundo pavimento ficarão as salas de roupa limpa, de utilidades e de observação, com sanitário acessível. Já o terceiro andar comportará o almoxarifado, estoque de medicamentos e copa. Durante a obra, o atendimento da unidade stá sendo realizado na nova Policlínica do Bom Retiro, à Rua João Fraccaroli s/nº.
Continua depois da publicidade