A partir de agosto, a entidade deve manter uma regularidade mensal nos atendimentos / ROGERIO BONFIM/PMS
Continua depois da publicidade
"O atendimento foi muito bom, isso mostra que existem pessoas boas, que ajudam", resumiu Márcio Pereira da Silva, uma das 58 pessoas receberam atendimento médico, odontológico, psicológico e puderam cuidar dos seus animais com o serviço veterinário, na manhã deste domingo (27), na Praça Nagazaki, região do Mercado Municipal.
Todos esses serviços foram oferecidos gratuitamente na ação organizada pela ONG Médicos do Mundo, que contou com apoio da Prefeitura de Santos. A partir de agosto, a entidade deve manter uma regularidade mensal nos atendimentos.
Continua depois da publicidade
"Eles nos solicitaram um espaço para que pudessem realizar esse serviço. Ficamos felizes e, além do espaço, decidimos formalizar uma parceria. Envolvemos as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social para oferecermos todo o suporte e realizarmos os encaminhamentos. É um serviço de proteção da saúde das pessoas de uma forma humanitária", ressaltou a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo.
No mesmo espaço, junto com as tendas de atendimento médico e veterinário, foram distribuídos alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. A arrecadação dos mantimentos partiu dos voluntários da ONG.
Continua depois da publicidade
VOLUNTÁRIO
Santos foi a 14ª cidade brasileira a receber os médicos da ONG, que atua desde 2015 no País. "É um movimento voluntário, voltado para população em vulnerabilidade social, com equipe multiprofissional. Fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, clínicos gerais. A Cidade de Santos nos acolheu muito bem, auxiliando na estrutura física e apoio técnico. A intenção é que esse trabalho seja perene, realizado uma vez por mês", ressaltou Fabio Soller, coordenador médico da ONG.
Para Edinalva Castilho, que mora no Centro de Santos, foi uma surpresa a oportunidade de realizar a consulta médica: "Fazia tempo que não ia no médico, mas moro aqui do lado e vim pra pegar os pedidos e fazer exames completos", explicou.
A possibilidade desse pré-atendimento e prevenção de problemas mais graves de saúde foi o aspecto destacado pelo secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta. "A prevenção é o melhor caminho na saúde. Queremos fortalecer todas as ações como essa, porque nesse tipo de atendimento a gente constata a doença em um momento mais precoce, mais fácil de realizar o tratamento", explicou.
Continua depois da publicidade
Durante o período de atendimento, uma paciente chegou a ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central por recomendação dos médicos.
ASSISTÊNCIA
No aspecto social, além de auxiliar na estrutura, a Prefeitura colocou à disposição as equipes de abordagens, que trabalham no convencimento de pessoas em situação de rua, visando o acolhimento e encaminhamento para equipamentos municipais, como os Abrigos e o Centro Pop. "Precisamos garantir o atendimento das pessoas em vulnerabilidade social. Essa parceria consegue fortalecer o trabalho que já existe na Cidade. Indicamos este local por ter grande concentração de pessoas em situação de rua, além da área de cortiços", explicou a gestora do Programa Novo Olhar, Juliana Laffront.
Fotos: Rogerio Bomfim
Continua depois da publicidade