Santos

Oficial! Importante avenida da praia de Santos passa a se chamar Rei Pelé; saiba mais

Alteração já havia recebido aprovação da Câmara Municipal em setembro

Gabriel Fernandes e Nilson Regalado

Publicado em 04/10/2024 às 16:59

Atualizado em 04/10/2024 às 17:53

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Projeto de Lei já entrou em vigor nesta sexta-feira (4) / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Agora é oficial! Entrou em vigor hoje (4), a Lei 4.550/24, sancionada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos), que criou oficialmente a Avenida Rei Pelé. A homenagem ao Rei do Futebol foi publicada no Diário Oficial do Município e alterou a nomenclatura de trechos das Avenidas Bartholomeu de Gusmão e Almirante Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os trechos da Bartholomeu de Gusmão que passaram a ter a nova denominação são os lotes de números 176, 178, 180 e 187 a 192. Já a Almirante Saldanha da Gama passa a se chamar Rei Pelé em toda sua extensão.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça 3 lugares imperdíveis no litoral de SP para quem é fã do Rei Pelé

• Câmara aprova criação da Avenida Rei Pelé no Litoral de SP; veja detalhes

O projeto de lei havia sido aprovado pela Câmara Municipal em segunda votação no dia 5 de setembro, e aguardava a sanção do prefeito. Portanto, a Avenida Rei Pelé começará na Rua Carlos de Campos e terminará na Praça Almirante Gago Coutinho.

Segundo o projeto, de autoria do vereador Augusto Duarte (União Brasil), os 37 imóveis que serão afetados ganharão QR Codes que mostrarão as conquistas do jogador, além de seus gols pela Seleção Brasileira e pelo Santos Futebol Clube.

Continua depois da publicidade

O Recinto Pelé será construído em uma parte da orla, com uma estátua em homenagem a Edison Arantes do Nascimento.

Durante a tramitação do projeto de lei, a Prefeitura anunciou que pretende promover um concurso internacional para escolher o design da escultura.

A sanção pelo prefeito Rogério Santos e a respectiva publicação da lei no Diário Oficial aconteceram justamente na semana em foi celebrado o 50º aniversário da despedida de Pelé dos gramados, no dia 2 de outubro de 1974. A data foi marcada por um evento que reuniu ex-atletas e convidados no gramado da Vila Belmiro.

Continua depois da publicidade

O Rei do Futebol voltaria a entrar em campo como jogador profissional pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos, entre os anos de 1975 e 1977. Depois disso, Pelé também participou de jogos comemorativos.

A última imagem de Edison Arantes do Nascimento calçando chuteiras é do final da década de 1990, quando ele participou de jogos-treino do Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube. O Atleta do Século 20 morreu em dezembro de 2022. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software