SANTOS

Obras que garantem mais segurança em morro de Santos entram em nova etapa

Na semana passada, foram feitos oito furos de prospecção no trecho da encosta do morro

Da Reportagem

Publicado em 04/04/2023 às 19:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Trabalhos começaram nesta terça no Morro do Marapé. / Fotos: Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Começaram nesta terça-feira (4) as sondagens de verificação das condições das rochas que receberão proteção para garantir a estabilidade de um talude com cerca de 500m² de superfície na Avenida Antônio Manoel de Carvalho, em trecho localizado no Morro do Marapé, em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dois alunos de restaurante-escola de Santos vão melhorar qualificação em empresa de panificação

• Ponte Edgard Perdigão, em Santos, segue em obras de revitalização

As obras, a cargo da empreiteira Geox Geotecnia, vencedora da concorrência pública, são acompanhadas por profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp) e da Defesa Civil, e envolvem também a construção de uma escada hidráulica para drenagem superficial.

“Com isso, a água das chuvas não escorrerá mais pela encosta, encharcando o terreno e sujeitando-o a deslizamentos”, explicou o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp. Esse sistema de drenagem garantirá a captação e o correto encaminhamento do volume pluvial.

Continua depois da publicidade

PROTEÇÃO

Na semana passada, foram feitos oito furos de prospecção no trecho da encosta do morro, a limpeza e o início da escavação do terreno onde será construída a escada hidráulica.

Os pré-furos, feitos com uma perfuratriz, alcançaram dois metros de profundidade na rocha, onde serão fixadas barras sobre as quais será instalada uma espécie de grade. Essa técnica é denominada grampeamento do solo e, no caso do morro, serão enterrados cerca de 390 elementos chumbadores introduzidos na rocha.

Continua depois da publicidade

Na sequência, serão feitos os furos e a escada hidráulica, de acordo com o engenheiro civil Carlos Barros, do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), da Seserp, responsável pela supervisão das obras. “Nesse trecho da avenida também serão instalados drenos profundos para garantir o escoamento da água do interior do talude”, explicou, comentando que as medidas de estabilização foram precedidas por diversas avaliações técnicas.

INVESTIMENTO 

As intervenções representam um investimento de R$ 3.097.018,97, dos quais R$ 304.906,25 são oriundos da Seserp e o restante, proveniente de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. O prazo contratual é de seis meses para o término das obras.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software