Trabalhos começaram nesta terça no Morro do Marapé. / Fotos: Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Começaram nesta terça-feira (4) as sondagens de verificação das condições das rochas que receberão proteção para garantir a estabilidade de um talude com cerca de 500m² de superfície na Avenida Antônio Manoel de Carvalho, em trecho localizado no Morro do Marapé, em Santos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
As obras, a cargo da empreiteira Geox Geotecnia, vencedora da concorrência pública, são acompanhadas por profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp) e da Defesa Civil, e envolvem também a construção de uma escada hidráulica para drenagem superficial.
“Com isso, a água das chuvas não escorrerá mais pela encosta, encharcando o terreno e sujeitando-o a deslizamentos”, explicou o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp. Esse sistema de drenagem garantirá a captação e o correto encaminhamento do volume pluvial.
Continua depois da publicidade
PROTEÇÃO
Na semana passada, foram feitos oito furos de prospecção no trecho da encosta do morro, a limpeza e o início da escavação do terreno onde será construída a escada hidráulica.
Os pré-furos, feitos com uma perfuratriz, alcançaram dois metros de profundidade na rocha, onde serão fixadas barras sobre as quais será instalada uma espécie de grade. Essa técnica é denominada grampeamento do solo e, no caso do morro, serão enterrados cerca de 390 elementos chumbadores introduzidos na rocha.
Continua depois da publicidade
Na sequência, serão feitos os furos e a escada hidráulica, de acordo com o engenheiro civil Carlos Barros, do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), da Seserp, responsável pela supervisão das obras. “Nesse trecho da avenida também serão instalados drenos profundos para garantir o escoamento da água do interior do talude”, explicou, comentando que as medidas de estabilização foram precedidas por diversas avaliações técnicas.
INVESTIMENTO
As intervenções representam um investimento de R$ 3.097.018,97, dos quais R$ 304.906,25 são oriundos da Seserp e o restante, proveniente de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. O prazo contratual é de seis meses para o término das obras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade