Santos

Obras do VLT chegam em principal avenida de Santos; confira os desvios

Antes mesmo do fechamento, medidas já foram implementadas em cumprimento ao Plano de Desvio de Tráfego (PDDT)

Da Reportagem

Publicado em 21/06/2024 às 17:51

Compartilhe:

Também por conta dos desvios, haverá proibição de estacionamento em vias da região / Doug Drone/PMS

No próximo sábado (29), a partir das 9h, às obras da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), chegam aos cruzamentos das avenidas Conselheiro Nébias e Francisco Glicério. Para isso, serão implantados bloqueios em novos trechos e serão acionados esquemas para desvio do tráfego, com rotas alternativas. Com o intuito de fluir melhor o trânsito, haverá a proibição de estacionamento em vias da região.

A Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), que tem bloqueios em funcionamento desde a Rua Luiz de Camões, terá a interdição estendida até a Avenida Francisco Glicério. Já a Francisco Glicério (sentido Ponta da Praia/José Menino) ficará com o trânsito interrompido entre a Conselheiro e a Avenida Washington Luís (canal 3).

As alterações foram detalhadas pelo presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, nesta sexta-feira (21), em entrevista coletiva na sede da empresa. Ele afirmou que o bloqueio do cruzamento será por 30 dias, conforme previsão do Governo do Estado, gestor da obra do VLT, e será feito agora para aproveitar o período de férias escolares. "Esse cruzamento é nevrálgico, com imensa demanda de veículos e na região há escolas e universidades".

De acordo com o sentido de circulação, o motorista deverá utilizar a rota indicada:

- do Centro para a Avenida Conselheiro Nébias, sentido praia - seguir pela Rua Senador Feijó, depois Avenida Washington Luís e acessar a Rua Alexandre Herculano, chegando à Conselheiro Nébias (sentido praia).

- da Avenida Afonso Pena em direção ao José Menino (motorista não poderá cruzar a Conselheiro Nébias) - entrar pela Rua Manoel Tourinho ou Rua Campos Melo e continuar o destino pela Avenida Rodrigues Alves até o canal 3.

É importante lembrar aos motoristas que não há interdição no sentido praia/Centro da Avenida Conselheiro Nébias.

Mais de 60 painéis informando sobre os bloqueios, que serão mantidos por um mês, e indicando as rotas alternativas estarão distribuídos em pontos estratégicos da Cidade. A CET-Santos também fará o monitoramento do tráfego em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), com o apoio dos agentes em campo. Também oito faixas serão afixadas na região.

Antes mesmo do fechamento do cruzamento, medidas já foram implementadas em cumprimento ao Plano de Desvio de Tráfego (PDDT), validado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Desde o último dia 12, na Rua Alexandre Herculano, em caráter provisório, as rotatórias existentes nos cruzamentos com as ruas Vahia de Abreu e Armando Sales de Oliveira foram substituídas por semáforos. A mudança de sinalização decorre do aumento do volume de tráfego previsto para a via, que servirá de rota alternativa.

Também por conta dos desvios, haverá proibição de estacionamento em vias da região. Confira:

No dia 29, também será ativado o semáforo na Conselheiro Nébias com a Rua Barão de Paranapiacaba, com o objetivo de possibilitar a saída de veículos desta última via com segurança. O equipamento será mantido apenas durante a etapa de obras.

Rua Xavier Pinheiro (lado direito), entre a Av. Conselheiro Nébias e canal 3 - Proibido das 16h às 20h

Rua Xavier Pinheiro (nos dois sentidos), trecho de 20 metros logo após a Conselheiro Nébias, para possibilitar a conversão de ônibus do transporte coletivo - Proibido 24h

Canal 3 (Centro/praia), entre a Av. Rodrigues Alves e Rua Barão de Paranapiacaba - Proibido 24h

Canal 3 (praia/Centro), 20 metros no lado esquerdo, após o pontilhão da Av. Rodrigues Alves - Proibido 24h

Rua Campos Melo (lado direito), entre as avenidas Afonso Pena e Rodrigues Alves - Proibido das 7h às 20h

Compete à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), órgão do Governo do Estado responsável pelo projeto do VLT, e à Álya Construtora, a instalação das sinalizações provisórias, sob vistoria da CET. Todas as vias alteradas terão a sinalização original restabelecida quando concluídos os serviços dessa etapa de obras.

Importante lembrar que a CET informa, via aplicativo Waze, as obras em andamento na Cidade, com indicação de desvios e rotas. A orientação é para que os motoristas utilizem a plataforma para conhecer o melhor trajeto do seu destino, além de contribuir com o monitoramento do tráfego em toda a Cidade com as comunicações feitas no aplicativo sobre alterações no trânsito, recebidas on-line pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

A rota de 14 linhas de transporte coletivo municipal que circulam pelos locais com bloqueio/desvio será alterada.

Linhas 4, 77, 40, 155 e 184: Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), Rua Xavier Pinheiro, Avenida Washington Luís (Centro/praia), Avenida Francisco Glicério (retorno), Avenida Francisco Glicério e Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia).

Linha 13: Avenida Washington Luís (Centro/praia), Avenida Francisco Glicério (retorno), Glicério e Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia).

Linhas 10 e 19: Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), conversão à esquerda para a Rua Luís Gama, Rua Silva Jardim e Avenida Afonso Pena.

Linha 80: Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), conversão à esquerda para a Rua Luis Gama, Rua Silva Jardim e Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.

Para as linhas que transitam a pela Av. Afonso Pena (sentido Ponta da Praia/José Menino), o itinerário será o seguinte:

Linhas 17, 23 e 100 – Rua Campos Melo, Avenida Conselheiro Rodrigues Alves e Avenida Conselheiro Nébias (praia/Centro).

Linha 152 – Rua Campos Melo, Av. Conselheiro Rodrigues Alves e Avenida Washington Luís (praia/Centro).

Linha 30 - Rua Campos Melo, Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, Avenida Washington Luís (Centro/praia) e Avenida Francisco Glicério (Ponta da Praia/José Menino).

Haverá alterações em pontos de ônibus e painéis informativos serão colocados para orientação aos usuários. A Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), trecho entre a Rua Xavier Pinheiro e Avenida Francisco Glicério, ficará sem atendimento de transporte público, durante o período de execução dessa etapa das obras.

Somente neste final de semana, a Avenida Conselheiro Nébias (dois sentidos) será fechada no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Luiz Gama. O bloqueio valerá das 9h às 16h do domingo (23), sendo necessário para o remanejamento de postes de energia pela CPFL, serviço também relacionado às obras do VLT.

No período, a rota indicada para os motoristas em trânsito no sentido praia/Centro será a Rua Campos Melo, Rua Dagoberto de Gasgon, Rua Oswaldo Cruz e Rua Campos Melo. No sentido Centro/praia, o desvio será pela Avenida Senador Feijó, Avenida Washington Luís e Rua Alexandre Herculano. O acesso local (moradores e comerciantes) será garantido pela Rua Barão de Paranapiacaba, trecho entre a Rua São Vicente e Conselheiro Nébias.

O itinerário das linhas municipais de ônibus 4, 40, 7, 154 e 184, que circulam pela Av. Conselheiro Nébias (praia/Centro), será pelas ruas Dagoberto de Gasgon, Oswaldo Cruz, Campos Melo, Borges e Conselheiro Nébias (praia/Centro).

Já as linhas 17, 23 e 100, que seguem pela Av. Afonso Pena (Ponta da Praia/José Menino), irão pela Rua Campos Melo, Av. Rodrigues Alves (cais/canal 3), Rua Campos Melo, Rua Borges e Conselheiro Nébias (praia/Centro).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Nova medida do INSS permitirá a aposentadoria antes do tempo; entenda

Instituto acredita que poderá ajudar os cidadãos que sofrem de doenças que comprometem suas atividades cotidianas e profissionais

Brasil

Especialista diz que Brasil aquecerá mais 6º C e alguns estados registrarão mortes

Rodrigo Agostinho é climatologista e faz alerta preocupante: "já passamos da média de 1,5º C mais quente, estimada para o mundo até 2040"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter