Santos

Obras do Skatepark do Novo Quebra-Mar, em Santos, avançam para nova etapa

O equipamento tem previsão de entrega neste semestre

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2023 às 17:34

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Começou nesta segunda-feira (31) a concretagem dos pisos curvos da pista de park / Divulgação

Continua depois da publicidade

Começou nesta segunda-feira (31) a concretagem dos pisos curvos da pista de park, que, juntamente com a de street, integrarão o complexo de skate de padrão olímpico do Novo Quebra-Mar, na orla do José Menino, em Santos. Totalizando 2.400m², o Skatepark tem previsão de entrega neste semestre e pode receber competição oficial da modalidade no final do ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Sobre a obra na pista de park, que terá um total de 650m², já foram concretados 9m² de pisos curvos. A modalidade de skatepark acontece em um percurso em área côncava, onde há obstáculos diferentes para que os skatistas ganhem velocidade e impulso para realizar manobras no ar, em evoluções de alta performance.

Continua depois da publicidade

Já no street, que terá pista de 1.215m², os esportistas realizam manobras em um percurso com características que lembram um ambiente urbano, com obstáculos como escadas, corrimãos e desníveis.

As duas modalidades são integrantes do programa olímpico e as pistas serão homologadas pela Confederação Brasileira de Skate.

Continua depois da publicidade

TRABALHO MANUAL
Foram aplicados, nesta segunda-feira, 4m³ de material para a concretagem de 9m², o que equivale à capacidade de um caminhão. O trabalho é realizado pela Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, empreiteira, vencedora da concorrência pública, especializada na instalação de pistas de skate, com boa parte dos profissionais sendo praticantes do esporte.

Após a aplicação do concreto, seguiu-se o imediato serviço de desempenamento do material, feito manualmente por cinco trabalhadores da empreiteira. “Em função da característica desse piso de concreto, só é possível fazer o desempenamento de forma manual”, explicou Daniel Lugaresi, técnico de obras da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão dos trabalhos.

Caso não fosse curvo, o serviço seria feito com um equipamento e apenas um funcionário. O nome vem da forma como o concreto é acabado, com o auxílio de uma desempenadeira para regularização da superfície.

Continua depois da publicidade

De acordo com o técnico de obras, a previsão é de aplicar 4m³ de concreto por dia até 16 de agosto. Seis dias depois, deverá ter início a pavimentação dos pisos inclinados da pista de street, com estimativa de conclusão em 15 de setembro.

Uma nova frente será aberta em 31 de agosto para a concretagem de 50% do piso plano dessa pista, com a parte final iniciando-se em 18 de setembro.

SKATEPARK
O Skatepark do Novo Quebra-Mar de padrão olímpico é duas vezes maior do que o espaço antes disponível no local e terá condições de receber provas e circuitos internacionais.

Continua depois da publicidade

A expectativa é de que possa receber competições ainda este ano, a exemplo de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Skate. Antes disso, a seleção brasileira da modalidade deve treinar no local antes de embarcar para o Japão, onde brigará por vagas nos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem no próximo ano.

O complexo esportivo, que abrigará também a Confederação Brasileira da modalidade e um centro de treinamento de alta performance para skate e surfe, contará com iluminação especial, arquibancada para 45 espectadores e área de paisagismo com passeios de 530m² em concreto polido, mosaico português e grama, fazendo a conexão das duas pistas.

Os trabalhos do Skatepark, iniciados em 13 de fevereiro, representam um investimento de R$ 3.304.263,70, sendo 1.965.000,00 de verba do governo federal e o restante, de recursos da Administração Municipal.

Continua depois da publicidade

NOVO QUEBRA-MAR 
As obras de construção do Skatepark integram a quarta etapa do projeto de revitalização do Parque Roberto Mário Santini, que está se transformando em um espaço de referência para esportes olímpicos, diversão, gastronomia e contemplação.

Executadas por etapas, as intervenções permitem a entrega dos espaços à medida que ficam prontos. Na primeira fase, foram inaugurados, em dezembro de 2021, a pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas) e o Espaço Pet. Ainda nessa etapa, foi liberado o trecho do jardim próximo à ciclovia, que passou por remodelação.

Na segunda fase, foram entregues, em 13 de junho do ano passado, pista de patinação, quadra de basquete 3x3, o restauro da escultura da artista plástica Tomie Ohtake, com novo mirante, e ainda o primeiro trecho da alameda central. A área também recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.

Continua depois da publicidade

Integram também essa etapa o parque das águas, com fontes interativas, um enorme chuveiro e a nova escola de surfe, comandada por Picuruta Salazar, inaugurados em 26 de janeiro deste ano.

Ainda nessa data, foram entregues o playground com brinquedos temáticos que remetem a pontos turísticos e marcas de Santos, e um espaço instagramável em formato de moldura, tendo como fundo a orla santista. Esse conjunto integra a terceira fase de remodelação do parque. 

Serão inaugurados, integrando também essas duas últimas fases, os pórticos de entrada, banheiros públicos e praça de alimentação.

Continua depois da publicidade

QUINTA ETAPA
Concluindo a modernização do Parque Roberto Mário Santini, a quinta etapa envolve a construção de uma torre de escalada. Os recursos estão sendo pleiteados em âmbitos estadual e federal. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software