Com ingresso gratuito, a Pinacoteca fica aberta de terça a domingo, das 9h às 18h / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Com trabalhos avançados, a intervenção que está promovendo acessibilidade no casarão da Pinacoteca Benedicto Calixto, um dos importantes pontos turísticos e culturais de Santos, chegou a 75% do cronograma e deve ser finalizada em dezembro deste ano.
A obra no casarão localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão nº 15 prevê a recomposição de escada externa, rampas móveis em aço, reforma de sanitários do térreo e do primeiro pavimento; adequação das instalações elétricas, piso podotátil e comunicação visual, além de um elevador.
Continua depois da publicidade
Os serviços no local são gerenciados pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). Trata-se de um investimento de R$ 541.621,55, recursos destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb).
O projeto de adequação de acessibilidade foi preparado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), sob coordenação do professor Nelson Gonçalves Lima e os trabalhos são executados pela Iluminar Projetos Construções e Instalações Elétricas, empresa vencedora da licitação.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
ELEVADOR
O local vai ganhar rampas externas para entrada no edifício principal, onde está sendo instalado um elevador plataforma (sem poço) para uma cadeira de rodas e um acompanhante.
Continua depois da publicidade
“A laje para montagem da caixa do elevador já está pronta. O equipamento está sendo instalado em parte da sala, ao lado da escada, no piso térreo, e da sala ao lado da escada no piso superior”, explica o arquiteto Roger Guerra, chefe do Departamento de Obras da Siedi. “Ao mesmo tempo é concluída a reforma dos banheiros superiores (sendo um acessível) e a adequação dos banheiros externos”.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O casarão de estilo neoclássico do início do século 20, sede da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, é patrimônio histórico de Santos, tombado pelo Condepasa Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos
Continua depois da publicidade
Última casa da orla de Santos que mantém as características da época dos barões do café, o espaço foi uma residência familiar, um asilo de idosos, um pensionato de moças e até um cortiço, antes de ser declarado de utilidade pública, em 1979, e começar a ser restaurado sete anos depois.
CULTURA E LAZER
A Pinacoteca Benedicto Calixto oferece, no térreo, biblioteca de livros de arte e exposição permanente de obras de Calixto, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século 20. O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias.
Continua depois da publicidade
Um dos espaços culturais de lazer de Santos, tem em sua programação happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana. Com ingresso gratuito, a Pinacoteca fica aberta de terça a domingo, das 9h às 18h.
Continua depois da publicidade