O equipamento terá salas de vacina, de coleta e procedimentos, de curativos, de inalação, de atividades coletivas e de agentes comunitários / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Previsto para começar nos próximos meses, as obras da nova policlínica da Vila Progresso é um presente de aniversário para o bairro que completará 58 anos em 15 de março. Com o intuito de atender seus quase quatro mil moradores, o novo equipamento ocupará um terreno situado na Travessa 1, ao lado da caixa d'água, no morro mais alto habitável de Santos.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Segundo o prefeito Rogério Santos, a construção da nova unidade representa um ganho em infraestrutura na comunidade.
Continua depois da publicidade
“Saúde é direto das pessoas e um compromisso que tenho com a população. Acesso à saúde é dignidade, tudo isso em um prédio moderno, bem equipado e com profissionais capacitados para oferecer atendimento de qualidade. A nova policlínica é um sonho dos moradores que estamos realizando com muita felicidade”.
A policlínica seguirá o padrão de estrutura e conforto das unidades da rede de Atenção Básica, que incluem acessibilidade (elevador), climatização, para-raios e outras melhorias, tudo para propiciar aos usuários e funcionários maior privacidade e conforto. A obra ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).
No novo equipamento de 700m² de área construída os serviços oferecidos à população serão distribuídos por três pavimentos: andar térreo, primeiro e segundo, onde está prevista área coberta para atividades coletivas externas. Haverá recepção e espera para 24 pessoas, cinco consultórios para uso geral, dois de ginecologia e um para odontologia.
Continua depois da publicidade
O equipamento terá salas de vacina, de coleta e procedimentos, de curativos, de inalação, de atividades coletivas e de agentes comunitários. E, ainda, estoque e distribuição de medicamentos, além dos ambientes administrativos e de apoio como sanitários acessíveis, copa e vestiários para funcionários, expurgo e depósito de material de limpeza.
Os espaços da policlínica serão climatizados e a acessibilidade a todos os equipamentos estará garantida por meio de elevador e escadas. O projeto é assinado pela arquiteta Maria Valéria Affonso dos Santos, da Siedi.
RECURSOS
Continua depois da publicidade
Os recursos para execução da obra são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb). A construção deverá ser executada em 15 meses. A empresa Lemam Construções e Comércio S.A. foi a vencedora da licitação com o valor de R$ 5.667.276,93, valor que inclui a mão de obra, equipamentos e os materiais.
VISTA PRIVILEGIADA DE SANTOS
Localizada entre os morros Nova Cintra e São Bento, a Vila Progresso oferece uma das mais belas vistas da Cidade. O bairro tem 160 mil m² e cerca de 470 imóveis. Os primeiros moradores chegaram em 1966, após um deslizamento no Morro do Jabaquara.
Continua depois da publicidade
Atualmente a Vila Progresso se destaca por contar com uma Vila Criativa de 2.500m², distribuídos por três pavimentos acessíveis. O equipamento municipal disponibiliza ginásio poliesportivo, brinquedoteca, espaços para ginástica, balé, artes marciais, aula de informática e cursos de qualificação que incentivam a economia criativa; conta ainda com o primeiro cinema público da região dos morros.
Continua depois da publicidade