Santos

Objetivos e incentivos a Agenda 2030 serão discutidos no Centro de Santos

Evento também contará com exposições culturais e de economia criativa

Da Reportagem

Publicado em 11/06/2024 às 21:52

Atualizado em 13/06/2024 às 17:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

No auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), as atividades serão divididas em cinco períodos / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Promovido pelo Movimento ODS Santos 2030, o Encontro das Cidades ODS reunirá vários representantes municipais, estaduais e nacionais com o objetivo de incentivar a implementação urgente da Agenda 2030. Previsto para acontecer no dia 21 de junho, das 9h às 19h, o evento também contará com exposições culturais e de economia criativa que tomarão conta do bulevar da Rua XV de Novembro, garantindo a conscientização e diversão para toda família.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), as atividades serão divididas em cinco períodos: 9h, 11h, 14h, 16h e 18h. Cada uma terá um formulário de inscrição gratuito no Sympla, que será divulgado na página @odssantos2030, no Instagram.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Sebrae se baseia no plano ODS Santos 2030 para nova ação sustentável

• Movimento ODS Santos 2030 tem participação de entidades do terceiro setor

• Comissão da Agenda 2030 de Cubatão discute a Gestão Pública com os ODSs

A abertura oficial com autoridades e o início da exposição ‘17 cartoons para mudar o mundo’ acontecerão às 9h, seguidas do painel ‘Porto & Cidade/ESG & ODS’, às 9h30, com a participação do vice-presidente da Transbrasa, Bayard Neto; superintendente de Governança, Riscos e Compliance da Autoridade Portuária de Santos (APS), Claudio Bastos; gerente de sustentabilidade da Hidrovias do Brasil, Daniel Ramos; gerente de Sustentabilidade da Ecoporto, Gabriel Jordão; gerente de Comunicação de Marketing da DP World, Gabriel Setten; a responsável pela Comunicação Corporativa da TEG TEAG TES, Joyce Santos. A mediação será realizada pelo jornalista Marco Santana.

Na sequência, às 11h, o velejador santista Beto Pandiani realizará a apresentação ‘De Santos para a Rota Polar - Travessia da Passagem Noroeste na era das mudanças climáticas’. Após isso, o segundo painel abordará ‘A importância das cidades na implementação dos ODS’, às 11h30, com a participação do gerente de filial da Caixa Econômica Federal, Andre Koichiro Otake; secretário executivo da Comissão Nacional para os ODS (CNODS), Lavito Bacarissa; coordenadora de Municipalização dos ODS da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico da Casa Civil do Estado do Paraná, Lelê Culpi; a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Zuleica Goulart. O jornalista do Grupo Tribuna Mozarth Dias será o mediador.

Continua depois da publicidade

Após uma pausa para o almoço, estão previstos os atos formais de lançamento do Manifesto ESG para Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Termo de cooperação técnica Concurso ESG Condomínio (Sindicato dos Condomínios) e Termo de cooperação técnica Repositório ODS Academia (Parque Tecnológico), às 14h. Logo após, ocorrerá o painel ‘Como estão os ODS nas cidades brasileiras?’, às 14h30, com a participação da integrante da Coordenação Nacional Colegiada da Associação Civil Alternativa Terrazul e Comissão Nacional dos ODS, Fernanda Rodrigues; o presidente do Instituto Selo Social e coordenador adjunto de Comunicação do Movimento Nacional de Santa Catarina, Fernando Assanti; a fundadora do ‘Práticas ODS’ e coordenadora do Senac Carreiras do Rio Grande do Norte, Paula Serafini; o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos, Fábio Tatsubô. O conselheiro da Unesco Jovem no continente, Ergon Cugler, realizará a mediação.

A partir das 16h, a comunidade Py013 apresentará um trabalho de monitoramento de dados abertos. Já às 16h30, será a vez do último painel, ‘ODS na Região Metropolitana da Baixada Santista’, com a participação da secretária de Planejamento de Guarujá, Polliana Iamonti; presidente da Comissão dos ODS de Cubatão, Sandra Regina Godoi; secretária de Planejamento de São Vicente, Talita Correa; diretora do Departamento de Educação Social da Secretaria de Educação de Itanhaém, Viviane de Paula. A mediação será realizada pelo jornalista Gustavo Klein. Por fim, às 18h, os Jovens Embaixadores do Clima e Jovens Repórteres do Clima receberão os certificados de conclusão e apresentarão seus projetos de impacto local, desenvolvidos durante os dois meses de programa.

A mostra paralela do ‘Encontro das Cidades ODS’ contemplará, na sala de reuniões da ACS, quatro projetos inovadores de desenvolvimento sustentável, que serão apresentados por seus desenvolvedores. A programação conta com a Fenda do Bikini, da Etec Cubatão, às 14h30; Estratégia Alimenta Cidades, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e da Concidadania, às 15h; Apresentação da Carta da Terra e como criar comissões de Agenda 2030 locais a partir da experiência do Lago Norte, de Brasília, às 16h; Projetos de enfrentamento de indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), da Universidade São Judas Campus Unimonte, às 17h. Todas as apresentações da mostra paralela terão formulários de inscrição na plataforma Sympla.

Continua depois da publicidade

Além de participar das atrações na sede da ACS, o público poderá prestigiar intervenções cênicas, atrações musicais, exposição de cartoons e artesanato com materiais de descarte, entre outras, que estarão disponíveis durante todo o evento nas tendas da ‘Vila ODS’, nome da estrutura de tendas que será montada no bulevar da XV.

Confira a programação abaixo

  • 9h: Exposição de artesanato com material de descarte Fenda do Bikini - Exposição do projeto para logística reversa da esponja de limpeza da Etec Cubatão Projeto Reciclar da Secretaria de Meio Ambiente de Itanhaém
  • 10h: Exposição ‘17 cartoons para mudar o mundo’ Exposição Monstro Lixo, da Secretaria de Educação (Seduc)
  • 12h: Intervenção cênica da Cia SSM Arte
  • 13h: Apresentação musical Água e Sal (engajamento socioambiental)
  • 14h às 17h: Música DJ Fábio e intervenção cênica Plínio 18h: Intervenção Seo Cara de Papel, do Senac Santos

O Encontro das Cidades ODS é uma realização do Movimento ODS Santos 2030 em parceria com a Prefeitura de Santos, DP World, EcoPorto, Transbrasa, Terminal Exportador do Guarujá, Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá, Terminal Exportador de Santos, Hidrovias do Brasil, EcoFábrica ZNO, MS Content, RR Agro e RR Cargo, Rotary Club Santos Aparecida, Associação Comercial de Santos (ACS), Cultivo Tech, Gran Bazar Encontro de Empreendedores, Nunes Projetos Incentivados e Santos Press.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software