Santos

Nova e moderna policlínica beneficia moradores do Estuário e Macuco, em Santos

Entrega da policlínica faz parte das comemorações do aniversário de 478 anos de Santos

Da Reportagem

Publicado em 30/01/2024 às 08:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Edifício conta com dois pavimentos (térreo e primeiro) e 800m² de área construída / Isabela Carrari/PMS

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (29), Santos inaugurou mais um moderno equipamento de Saúde: a Policlínica Estuário. O edifício conta com dois pavimentos (térreo e primeiro) e 800m² de área construída. Com capacidade para atender 16 mil munícipes, a policlínica será uma Unidade de Saúde da Família (USF), com quatro equipes, que atenderá moradores do Estuário e parte do Macuco, desafogando o fluxo das policlínicas do Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. A unidade entra em funcionamento nesta terça-feira (30), às 7h. A entrega da policlínica faz parte das comemorações do aniversário de 478 anos de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Construção de policlínica e pavimentação de vias avançam na Vila Gilda, em Santos

• Policlínica em Santos terá ação de saúde e atividades culturais nesta sexta

“A Policlínica Estuário beneficia toda a população do bairro e proximidades, proporcionando atendimento de qualidade, em local moderno e equipado. Digo que ninguém faz nada sozinho, e a construção do edifício une vários segmentos da sociedade em prol de uma melhor qualidade de vida para as pessoas, que são o foco de nosso planejamento e trabalho”, afirma o prefeito Rogério Santos.

Ainda segundo o chefe do Executivo, “as demandas da Saúde são muitas até porque a característica da população muda. Agora, temos como aliada a tecnologia. Em breve, teremos a telemedicina para dar apoio principalmente para as pessoas que mais precisam”.

Continua depois da publicidade

A construção do moderno edifício de dois pavimentos começou em agosto do ano passado, em terreno localizado no número 541 da Avenida Afonso Pena, sob fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, destaca que a unidade de saúde da família vai completar o que era necessário na saúde na Zona Leste. “Tínhamos um déficit nesta região porque nossa população cada dia aumenta mais. As policlínicas Embaré, Aparecida e Ponta da Praia estavam sobrecarregadas. Agora, nós conseguiremos atender a nossa população com mais qualidade”.

ATENDIMENTO E ESTRUTURA

Continua depois da publicidade

A nova unidade de saúde de Santos conta com dez consultórios no andar térreo, com banheiro, e outros dois consultórios odontológicos, com recepção.

Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, a população vai encontrar no local clínico médico da família, dentista e um cuidado integral dentro da Estratégia de Saúde da Família, como grupos de Atenção Intensiva ao Tabagista (parar de fumar); Hiperdia (Hipertensão e Diabetes); de Gestantes (aleitamento materno, recém-nascidos etc.); de Saúde da Mulher; de Atividade Física (Movimente-se com a Música e com a Dança, Pelotão da Saúde); de Apoio Emocional; de Adolescentes, além de atendimento de enfermagem. A sala de vacinação atende a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas.

A Policlínica conta ainda com apoio de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, assistente social, geriatra e profissional de Educação Física.

Continua depois da publicidade

Para agendar consultas, os moradores desses bairros devem comparecer na recepção da policlínica com os documentos necessários (CPF, RG, Cartão SUS, comprovante de endereço).

CONFORTO E MODERNIDADE

O edifício da nova policlínica segue o padrão de estrutura e conforto das unidades da rede de Atenção Básica. Oferece acessibilidade, incluindo elevador, climatização, para-raios e outras melhorias, propiciando aos usuários e funcionários segurança, privacidade e conforto.

Continua depois da publicidade

No andar térreo a unidade de saúde tem duas salas de enfermagem, expurgo, salas para estoque de medicamentos, procedimento e coleta, de curativos, de vacina, administração e recepção. E ainda espaço para resíduos séptico, orgânico e limpo; sala de oxigênio e compressores, expurgo, e sanitários masculino, feminino e PNE (portadores de necessidades especiais).

O andar superior foi destinado a vestiário feminino e masculino para funcionários, copa, sanitário, sala de equipamentos, almoxarifado, sala de reuniões, expurgo, sala de agente comunitário e dois consultórios de enfermagem com sanitário, além de sala para atividades externas.

A parte da frente do andar superior é destinada à sede do Lions Clube Ponta da Praia, com sala de reunião/depósito e sala de atividades; sanitários feminino e masculino, copa e sala de atividades coletivas externas.

Continua depois da publicidade

O edifício da Policlínica Estuário é um investimento de R$ 4 milhões, viabilizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Lions Clube Ponta da Praia e a Eldorado Brasil Celulose, que custeou inteiramente a obra. O local escolhido para abrigar a nova policlínica é o espaço onde funcionava o Lions Clube Ponta da Praia, que receberá uma nova sede remodelada, na parte superior da unidade, também custeada pela Eldorado Brasil.

PARCERIA

A Eldorado Brasil inaugurou, em 31 de julho, o seu novo terminal de celulose no Porto de Santos, equipamento cuja operação gerou a contratação de 127 funcionários, que passaram a trabalhar em um dos maiores equipamentos do gênero no mundo, em uma área de 53 mil m².

Continua depois da publicidade

A empresa foi a vencedora do leilão federal em 2020 para operar em parte da área onde se localizava a Libra Terminais. A construção do novo armazém, um polo de geração de empregos, aliado à responsabilidade social com a contrapartida da nova unidade de saúde, foi validada após um estudo de impacto de vizinhança, analisado por técnicos de 13 órgãos municipais.

O novo terminal da Eldorado Brasil deixa a empresa com capacidade para escoar até 3 milhões de toneladas de celulose por ano. A carga chega por caminhões e trens. O equipamento tem capacidade para receber até 72 vagões e conta com dois berços de atracação.

CUSTO ZERO PARA O MUNICÍPIO

Continua depois da publicidade

Santos equipou a nova policlínica sem usar recursos municipais. Isso foi possível por meio de dois Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmcs) firmados entre a Prefeitura e as empresas DP World e Suzano Celulose.

Com a parceria, as duas empresas investiram R$ 2 milhões na compra de equipamentos, mobiliário e sistema de climatização da policlínica que está em fase avançada de construção.

Os acordos de cooperação garantiram equipar totalmente a unidade de Saúde do Estuário e incluíram, ainda, melhorias estruturais na Policlínica Ilha Diana (Área Continental), já existente. A medida faz parte de uma compensação pelo aumento de movimentação de cargas nos dois terminais portuários no cais santista.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software