Na base, que cobrirá os bairros Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Estuário e Macuco, atuarão diretamente 99 policiais militares / Susan Hortas/PMS
Continua depois da publicidade
A nova base da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) entrou em funcionamento nesta terça-feira (8), na Avenida Governador Mário Covas, 3.060, bem ao lado do novo Mercado de Peixes e em frente ao Santos Convention Center, compondo a série de intervenções do projeto Nova Ponta da Praia. A solenidade de inauguração reuniu autoridades municipais e militares e representantes do Grupo Mendes e da Prefeitura no prédio construído com recurso de R$ 2,2 milhões, proveniente de compensação exigida pelo Município para liberação de um empreendimento particular no mesmo bairro.
Na base, que cobrirá os bairros Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Estuário e Macuco, atuarão diretamente 99 policiais militares. Ao todo são cerca de 650 integrantes da corporação atuando em toda a Cidade. "Há mais de 30 anos a PM sonha com essa companhia. Tivemos a oportunidade de projetar e construir esse espaço, que vai dar mais segurança aos frequentadores de eventos do centro de convenções e do Mercado de Peixe e à população local e do entorno. Teremos os eventos mais seguros do Brasil com essa base, que consolidará essa região como um grande destino turístico do País", afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ressaltando que a obra não teve recursos do orçamento municipal.
Continua depois da publicidade
Comandante do CPI-6 (Comando de Policiamento do Interior-6), o coronel PM Cássio Araújo de Freitas destacou que, para revitalizar uma área, é preciso começar pela segurança. "Ela abre caminho para educação, saúde e urbanização. Aqui em Santos, temos uma segurança pública de primeiro mundo, com indicadores que encontramos lá fora. Não estamos inaugurando um prédio, estamos inaugurando desenvolvimento".
O prefeito eleito, Rogério Santos, disse que a questão da segurança envolve as esferas federal, estadual, municipal e as mais diversas políticas públicas. "Tudo o que fizemos na Ponta da Praia foi trabalho de equipe e de planejamento urbano, pensando na renovação do bairro e na ocupação de espaços, trazendo novas atividades econômicas, valorizando o que já existe e conversando com a população".
Continua depois da publicidade
ESTRUTURA.
Com 580m2 de área construída e totalmente climatizado, o prédio contém dois pavimentos que contemplam salas de comando, de oficiais e de administração, além de alojamentos masculino e feminino e sala de formação. A estrutura conta ainda com recepção, cozinha e sanitários. Na cobertura, há um observatório e espaço para atividades físicas. O estacionamento comporta 23 veículos.
No interior do edifício, o Município também entrega à corporação itens como câmeras de segurança, televisores, computadores, projetor de tela, aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras, refrigerador e fogão. "O sonho de tirar a 1ª Companhia do CPI-6 permite irradiar muito mais segurança para a região e mais acesso da população à corporação. Com a revitalização da Ponta da Praia e fluxo maior de moradores e turistas, há necessidade de a polícia estar fisicamente mais presente", falou o secretário de Segurança, Sérgio Del Bel Jr.
Continua depois da publicidade
INICIATIVA PRIVADA.
Quem comanda a 1° Companhia é o capitão Gustavo Biagio. "A base aumenta a visibilidade e a percepção de segurança", disse. Iniciada em julho, a obra foi custeada pela iniciativa privada, que também arcou com a aquisição do terreno e de parte da mobília. O investimento integra uma lista de contrapartidas exigida pelo Município por meio de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente a um empreendimento imobiliário particular.
A série de intervenções do projeto da Nova Ponta da Praia inclui ainda reurbanização da orla e remodelação viária dos acessos à travessia de balsas. Todos os recursos foram provenientes da iniciativa privada por meio de compensações estabelecidas por leis municipais.
Continua depois da publicidade