FUNDAMENTAL

No mês de aniversário do Porto de Santos, a logística ainda é a engrenagem mais importante

Especialista aproveita fevereiro para destacar relevância do serviço prestado na região

Da Reportagem

Publicado em 23/02/2023 às 18:20

Compartilhe:

A palavra 'movimento' faz parte da rotina portuária: são vários tipos de embarcações, tecnologias, funcionários de várias áreas, todos literalmente em movimento para que tudo saia de um lugar e chegue ao outro em segurança / Nair Bueno/ Diário do Litoral

'Movimento' – essa é uma palavra que define bem o Porto de Santos e também o setor de 'logística', uma palavra muito mencionada, mas com significado que muita gente desconhece. O conceito está relacionado com o transporte e a gestão de entrega de produtos em determinado lugar num certo período de tempo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

É por isso que a palavra 'movimento' faz parte da rotina portuária: são vários tipos de embarcações, tecnologias, funcionários de várias áreas, todos literalmente em movimento para que tudo saia de um lugar e chegue ao outro em segurança. Lucio Lage Rodrigues é diretor comercial da Process Log & Comex, empresa do setor, e comenta a atuação.

"O porto se movimenta por meio de logística, são vários mecanismos para que commodities saiam do interior do país e cheguem em segurança para a exportação. Ainda vale destacar o transporte interno, a transferência e o armazenamento de produtos”. 

Bem vivo e sem parar, são 131 anos cheios de história. O Porto de Santos é um dos grandes motivos para que a região seja atrativa: “No setor de logística, por exemplo, existem empresas de desembaraço aduaneiro, de carga, importadoras, transportadoras e as vagas passam por funções operacionais, comerciais e tecnológicas.

A geração de renda é um fato e, consequentemente, o Porto de Santos movimenta a cidade e região; é relevante para a economia local, atrai empresas, turistas e impacta diretamente nas oportunidades de emprego”.

Ainda seguindo no curso da palavra movimento, Lucio destaca uma das profissões mais importantes da região litorânea e que tem tudo a ver com logística: os práticos. Estes profissionais, que a propósito são os mais valorizados do setor de transporte e logística, são responsáveis pela condução, manobra e navegação das embarcações que entram e saem do Porto de Santos.

Na região, são cerca de 60 práticos que conhecem todas as características marítimas e de navegação: “Recentemente, meganavios passaram pelo porto e os práticos fazem um trabalho extraordinário. Num navio deste porte, temos valores astronômicos de carga, existe a preocupação com as balsas e com as operações”, pontua o especialista. 

PORTO DE SANTOS.
Considerado o maior porto brasileiro e também o maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos é um dos maiores do mundo e tem uma grande variedade de terminais de carga para movimentar diversos produtos que chegam à sua casa. Também é responsável pela exportação de café em grãos, suco de laranja, açúcar, soja e vários outros produtos como papel e automóveis. 

De acordo com a Santos Port Authority (SPA), a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 28,8% em 2022. Ele representa 38,5% da movimentação de contêineres do país e a drenagem e o aprofundamento do canal de navegação o torna apto a receber meganavios com até 366 metros de comprimento. Ainda de acordo com a SPA, em 2022, o Porto de Santos alcançou a marca histórica de mais de 162 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas.

Os números de 2019, 2020 e 2021 mostram que o complexo portuário santista tem alcançado recordes ano após ano e os impactos gerados pela pandemia não foram capazes de mudar essa trajetória.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça 8 simpatias para começar o ano com boas energias

Para te ajudar a começar o próximo ano, o Diário do Litoral separou 8 simpatias para atrair boas energias para 2025

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia com piscina natural e é considerada santuário

Opção agrada esportistas e também crianças

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter