Santos

Navio-bomba chega ao Porto de Santos para início de operações em terminal; ASSISTA

A chegada do Speak Meridian marca o início das operações do terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL)

Da Reportagem

Publicado em 21/05/2024 às 14:01

Atualizado em 21/05/2024 às 14:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Speak Meridian, um LNG tanger, foi construído em 2010 / Reprodução/Praticagem de SP

Continua depois da publicidade

O Navio Speak Meridian chegou ao Porto de Santos na manhã desta segunda-feira (20). Trata-se do primeiro navio-bomba (tanque) LNG a atracar para o início das operações do terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

MP entra com ação

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), por intermédio dos promotores Almachia Zwarg Acerbi, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) Baixada Santista, e Carlos Cabral Cabrera, entrou com recurso de apelação para reformar a sentença dada em ação civil pública ambiental que permite a instalação de terminal para estocagem e vaporização de gás natural liquefeito (GNL) em navios no Estuário de Santos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Questionados, deputados não comentam sobre navios-bomba no Porto de Santos

• Ministério Público apela à Justiça contra navios-bomba em Santos

Almachia e Carlos Cabrera, em documento com 70 páginas, questionam a liberação da licença ambiental por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) à empresa responsável pelo empreendimento. Lembram que o canal de Santos apresenta largura aproximada de 550 metros que, em caso de ocorrência das hipóteses acidentais, permitirão o alcance de regiões lindeiras que possuem empresas e moram milhares de pessoas, causando um número elevado de fatalidades.

O STJ foi contra o pedido de anulação dos licenciamentos feito pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Continua depois da publicidade

Deputados não comentam

Há dois anos, o Diário do Litoral, repetidas vezes e sob vários aspectos, vem publicando reportagens sobre a possibilidade de Santos e região terem que conviver com a possível instalação e operação de navios-bomba no Porto de Santos e os perigos que eles proporcionarão.

No entanto, durante todo esse tempo, os quatro deputados federais e os cinco estaduais que representam a Baixada Santista no Estado e no País sequer se manifestaram sobre a questão considerada extremamente sensível.

Continua depois da publicidade

No mês passado, mais uma audiência pública em Santos foi realizada e nenhum deles compareceu. Também não enviaram assessores. Nela, somente apareceu o deputado estadual Mário Maurici (PT), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Baixada Santista, na Assembleia Legislativa de São Paulo. E ele nem é da região.

Speak Meridian

O Speak Meridian, um LNG tanger, foi construído em 2010 e tem 285 metros de comprimento e 43,4 metros de boca (largura)

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software