NATAL

Natal chega mais cedo em abrigo para pessoas em situação de rua em Santos

A expectativa entre os 65 acolhidos foi grande ao longo de todo o dia

Da Reportagem

Publicado em 22/12/2022 às 20:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

JANTAR DE NATAL QUE A VERO DESIGN OFERECE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA / CARLOS NOGUEIRA

Continua depois da publicidade

O Natal chegou mais cedo na Seção de Acolhimento e Abrigo Provisório de Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seacolhe-AIF). O jantar com cardápio especial  foi oferecido pela empresa Vero Design Móveis na noite de quarta-feira (21).  A ação faz parte do programa Novo Olhar da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarda Municipal de Santos localiza grande quantidade de drogas na orla da praia

• Márcio França diz que privatização do porto de Santos está descartada

• Rodoviária de Santos estima aumento de 50% no fluxo de pessoas para este Natal

A expectativa entre os 65 acolhidos foi grande ao longo de todo o dia. Muitos auxiliaram na preparação da sala para o Natal antecipado. Salada, arroz, feijão, frango, farofa, vinagrete, macarrão, além de doces e frutas para a sobremesa. Foram cerca de 85 quilos de comida preparados com carinho para aquecer o coração e trazer um pouco do espírito natalino para os usuários do equipamento.

Ronaldo Pereira, 44 anos, foi um dos participantes e ajudantes do evento. Ele saiu de Minas Gerais há quase um ano por conta de problemas familiares. Já foi mototaxista e atuou como vigilante, mas decidiu vir para Santos em busca de dias melhores. Há um mês está no Seacolhe-AIF e conta que a temporada de verão está ajudando a conseguir trabalho.

Continua depois da publicidade

"Nosso jantar de Natal é agora e para a gente é muito importante ter uma noite dessa. Ajuda a lembrar desse sentimento, relembrar a família. Então, ajudei a arrumar o refeitório para a nossa confraternização. Eventos assim também dão força para quem está buscando sair das ruas", diz Ronaldo.

Foi uma depressão após o fim de um relacionamento que acabou levando Ricardo da Costa, 58 anos, a deixar a família e optar pelas ruas. O uso de drogas intensificou o drama vivido por ele. Agora ele luta para se reerguer. É no Seacolhe que encontra abrigo e também incentivo para um recomeço. E, quando surgem ações como o jantar de Natal, é motivo de felicidade.

"É muito especial, porque a gente é carente de atenção, estamos longe da família. Chegamos aqui muito sensíveis e um jantar assim ajuda a passar esta dor. Estou em recuperação. Não é fácil. O vício é uma doença e estou lutando contra ela".

Continua depois da publicidade

Resgatar a esperança e proporcionar um sentimento familiar durante as festas de final de ano são os principais objetivos ao proporcionar eventos diferenciados no Seacolhe,  explica a coordenadora de Atenção social à População em situação de rua, Miriam Aparecida de Araújo. "A gente deseja proporcionar um dia diferente, um Natal próspero para eles também. Muitos não têm família. Então o objetivo é resgatar aquilo que estava meio apagado dentro deles e trazer um pouco de esperança, que, muitas vezes, eles perdem no meio do caminho".

Para o empresário dono da Vero Design Móveis, William Dargham, a ação é um presente para os acolhidos, mas representa muito mais para a vida dele.  "Queria fazer um jantar de Natal para quem não tivesse chance de comemorar. Então, escolhemos aqui. A ideia é alegrar a vida dessas pessoas e, quem sabe, outros empresários se inspirem para ajudar também. É a única coisa que faço e me deixa uma sensação de bem-estar,  me sinto relaxado. Purifica a alma, porque gosto de ajudar as pessoas".

"Este é um momento muito especial de confraternização nesta, que é uma unidade de acolhimento de população em situação de rua, mas também uma oportunidade de abrir as portas para mostrar à sociedade o que a gente oferece no Município, com muito carinho, respeitando todas as legislações. Além de conhecerem, pessoas físicas ou empresários também podem ajudar de alguma forma, com manutenção das unidades, empregabilidade ou outras ações", explica o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Mota. 

Continua depois da publicidade

Empresários e grupos solidários interessados em ajudar em outras ações podem conhecer um pouco mais sobre o projeto pelo www.santos.sp.gov.br/novoolhar.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software