Foram recolhidos materiais plásticos (3,2 quilos); de vidro (3,3 quilos); de metal (2,2 quilos); papel (1,1quilos); e rejeitos (80,8 quilos) / Isabela Carrari / Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Talvez quem esteve desfrutando deste sábado (5) de sol na areia não tivesse a percepção do problema ao redor. Mas os 119,6 kg de dejetos recolhidos no Mutirão de Limpeza das Praias Sprite, nos arredores do Canal 6, mostraram uma preocupação antiga: a poluição causada por resíduos na costa litorânea.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A ação tem como objetivo sensibilizar a população para as complicações ambientais causadas pelo descarte irregular de materiais no mar. Felipe Arango, de 11 anos, integrou a atividade como voluntário e se mostrou atento à questão: "Me sinto bem de participar dessa limpeza. A gente vê os danos que o lixo pode causar na natureza", comentou. "Já encontrei uma tartaruga morta com uma rede de pesca enrolada no pescoço. É triste".
O mutirão é organizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do refrigerante que nomeia a ação, em quatro capitais — somente Santos, pela terceira vez, participa enquanto cidade. São parceiros no projeto a The Coca-Cola Company, a Blue Keepers (do Pacto Global da ONU no Brasil) e, nesta edição, o Instituto Ecosurf. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).
Continua depois da publicidade
Foram recolhidos materiais plásticos (3,2 quilos); de vidro (3,3 quilos); de metal (2,2 quilos); papel (1,1quilos); e rejeitos (80,8 quilos).
CONSCIENTIZAÇÃO.
Tamires Silvestre, gerente de Comunicação Externa e ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil, exaltou o fato de o Município se engajar nesse movimento de conscientização: "É muito bom ver o poder público, a iniciativa privada, as ONGs e a sociedade civil se mobilizando para transformar esse contexto, no qual é preciso avançar para alcançar uma condição ambiental adequada".
A coordenadora do Blue Keepers, Gabriela Otero, disse que o foco da atividade é agregar parcerias em torno de um objetivo comum: "Convidamos lideranças locais que tratem de educação, conscientização, redução de consumo, alimentação saudável, entre outras abordagens, para que tenhamos um comportamento conveniente em relação ao meio ambiente, sem poluir e para vivermos em harmonia".
Continua depois da publicidade
SENSIBILIZAÇÃO.
"Esta ação envolve as pessoas numa questão de responsabilidade compartilhada. Tanto pelo lado das empresas, do poder público, quanto da população", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório. "Ninguém luta contra um produto: lutamos contra seu descarte incorreto. Um evento como este é fundamental para essa sensibilização".
A ONG Ecosurf, que tem 23 anos de trabalho com a conscientização ambiental junto aos surfistas, participou da rede de parceiros do mutirão pela primeira vez. "Estamos felizes de somar esforços com outras organizações no despertar da consciência da sociedade sobre o nosso papel, enquanto cidadãos, de contribuir para o enfrentamento à poluição dos mares", avaliou o fundador da entidade, João Malavolta. "Infelizmente, ao longo desses anos, só vimos o problema aumentar. Temos que mudar isso".
Continua depois da publicidade