SANTOS

Na Ponta da Praia, mutirão retira mais de 100kg de lixo da faixa de areia

A ação tem como objetivo sensibilizar a população para as complicações ambientais causadas pelo descarte irregular de materiais no mar

Da Reportagem

Publicado em 06/08/2023 às 10:05

Compartilhe:

Foram recolhidos materiais plásticos (3,2 quilos); de vidro (3,3 quilos); de metal (2,2 quilos); papel (1,1quilos); e rejeitos (80,8 quilos) / Isabela Carrari / Prefeitura de Santos

Talvez quem esteve desfrutando deste sábado (5) de sol na areia não tivesse a percepção do problema ao redor. Mas os 119,6 kg de dejetos recolhidos no Mutirão de Limpeza das Praias Sprite, nos arredores do Canal 6, mostraram uma preocupação antiga: a poluição causada por resíduos na costa litorânea.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação tem como objetivo sensibilizar a população para as complicações ambientais causadas pelo descarte irregular de materiais no mar. Felipe Arango, de 11 anos, integrou a atividade como voluntário e se mostrou atento à questão: "Me sinto bem de participar dessa limpeza. A gente vê os danos que o lixo pode causar na natureza", comentou. "Já encontrei uma tartaruga morta com uma rede de pesca enrolada no pescoço. É triste".

O mutirão é organizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do refrigerante que nomeia a ação, em quatro capitais — somente Santos, pela terceira vez, participa enquanto cidade. São parceiros no projeto a The Coca-Cola Company, a Blue Keepers (do Pacto Global da ONU no Brasil) e, nesta edição, o  Instituto Ecosurf. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Foram recolhidos materiais plásticos (3,2 quilos); de vidro (3,3 quilos); de metal (2,2 quilos); papel (1,1quilos); e rejeitos (80,8 quilos).

CONSCIENTIZAÇÃO.
Tamires Silvestre, gerente de Comunicação Externa e ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil, exaltou o fato de o Município se engajar nesse movimento de conscientização: "É muito bom ver o poder público, a iniciativa privada, as ONGs e a sociedade civil se mobilizando para transformar esse contexto, no qual é preciso avançar para alcançar uma condição ambiental adequada".

A coordenadora do Blue Keepers, Gabriela Otero, disse que o foco da atividade é agregar parcerias em torno de um objetivo comum: "Convidamos lideranças locais que tratem de educação, conscientização, redução de consumo, alimentação saudável, entre outras abordagens, para que tenhamos um comportamento conveniente em relação ao meio ambiente, sem poluir e para vivermos em harmonia".

SENSIBILIZAÇÃO.
"Esta ação envolve as pessoas numa questão de responsabilidade compartilhada. Tanto pelo lado das empresas, do poder público, quanto da população", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório. "Ninguém luta contra um produto: lutamos contra seu descarte incorreto. Um evento como este é fundamental para essa sensibilização".

A ONG Ecosurf, que tem 23 anos de trabalho com a conscientização ambiental junto aos surfistas, participou da rede de parceiros do mutirão pela primeira vez. "Estamos felizes de somar esforços com outras organizações no despertar da consciência da sociedade sobre o nosso papel, enquanto cidadãos, de contribuir para o enfrentamento à poluição dos mares", avaliou o fundador da entidade, João Malavolta. "Infelizmente, ao longo desses anos, só vimos o problema aumentar. Temos que mudar isso".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Procurando casa? Leilão é encerrado sem lances e mansão segue à venda no Litoral de SP

O local pertencia aos donos de uma indústria que faliu em Sorocaba (SP)

Cotidiano

Casa no Litoral de SP tem Opala emparedado e mistério nunca revelado; conheça

As versões sobre o que realmente aconteceu são muitas e fizeram o imóvel se tornar o centro das conversas na cidade; veja vídeo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter