Santos

Mutirão do Dia de Limpeza de Rios e Praias recolhe mais de 376 kg de resíduos em Santos

Instituto Gremar co-organizou um mutirão de limpeza de praia em Santos

Da Reportagem

Publicado em 21/09/2021 às 18:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mutirão em Santos / Reprodução

Continua depois da publicidade

No último domingo (18/9), o Instituto Gremar co-organizou um mutirão de limpeza de praia em Santos, por ocasião do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DLMRP). Também assinaram a realização da ação o Instituto Mar Azul, o Projeto Mantas do Brasil, o Projeto Albatroz, a associação Santos Lixo Zero e a Secretaria de Meio Ambiente de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O DLMRP, que ocorre sempre no terceiro sábado de setembro (exceto em 2020, cancelado devido à pandemia da Covid-19), visa estimular a consciência ambiental nos diversos setores da sociedade a partir de iniciativas práticas. Desde 2018, mais de 100 toneladas de lixo foram recolhidas em ações organizadas ou que contaram com a participação do Instituto Gremar.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dia de Limpeza de Rios e Praias é comemorado com mutirão e medalhista olímpica

• Instituto e escola promovem o 1º Mutirão de Limpeza de Mar em Santos

• Mutirão Ecomar recolhe mais de 150 quilos de micro lixo na faixa de areia em São Vicente

Vale ressaltar que o descarte inadequado desses materiais é um dos principais causadores de mortes de animais marinhos em todo o mundo e, consequentemente, impacta diretamente o trabalho do Instituto Gremar pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), onde é responsável pelo trecho entre as cidades de Bertioga e São Vicente

Resultados da ação

Continua depois da publicidade

Desta vez, mobilizando aproximadamente 240 participantes, foram recolhidos 62 tipos de resíduos diferentes, totalizando mais de 376kg e 20,5 mil itens, em uma área que se estendeu da Ponta da Praia até o Canal 4 (Av. Siqueira Campos).

Deste total, os itens encontrados em maior quantidade foram: bitucas de cigarro (45%), plástico (35%, entre plásticos rígidos e moles, além de tampas, garrafas e pinos), isopor (11%), madeira (4%), vidro (2%) e petrechos de pesca (1%).

O evento adotou todas as medidas de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscaras de proteção, higienização com álcool em gel e distância segura entre os participantes. A Ativa House, a Petrodansk, a MSC e a Mandu Orgânicos colaboraram como apoiadores da ação.

Continua depois da publicidade

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Continua depois da publicidade

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software