Há previsão de ressaca do mar. / Foto: Arquivo/PMS
Continua depois da publicidade
A chegada de uma frente fria causará mudança de tempo neste fim de semana em Santos, ocasionando pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, além de ondas que podem atingir três metros de altura.
No sábado (1º) estão previstas pancadas de chuva, principalmente na parte final do dia, com volume que deve variar entre 15 e 40mm, com intensidade moderada a forte. A alteração climática deve provocar descargas elétricas e intensificação de rajadas de vento.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Já no domingo (2) deve prevalecer o tempo nublado, com ocorrências de chuva fraca. A mudança de tempo, no entanto, deve provocar mar agitado, com ondas elevadas e períodos de maré alta, principalmente no domingo e na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH) aponta que o mar ficará agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul que podem superar três metros de altura entre domingo e segunda-feira (3).
Com relação ao nível do mar, nos próximos dias a maré poderá ultrapassar 1,9m na Baía de Santos e 2,1m no interior do estuário, com picos nas madrugadas de domingo e de segunda-feira (3), aproximadamente às 2 horas, representando aumento de até 80cm em relação à tábua de marés.
Há previsão de ressaca e também riscos de alagamento por conta da chuva, mesmo não sendo esperado um volume grande, muito por conta da maré alta, que acaba afetando áreas mais baixas da região, como alguns bairros da Zona Noroeste.
Continua depois da publicidade
ESTADO DE OBSERVAÇÃO
Segundo a Defesa Civil Municipal, os morros de Santos estão em estado de observação. Moradores destas áreas devem ficar atentos aos sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados.
Em qualquer dessas situações, deve-se deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber alertas meteorológicos, o munícipe pode se cadastrar através do número 4199.
Continua depois da publicidade