CULTURA

Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas atinge 15ª edição em formato híbrido

Com o tema 'O Pulso ainda Pulsa', a 15ª edição reúne dez espetáculos de grupos de teatro de rua do Estado de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2021 às 15:30

Atualizado em 29/11/2021 às 15:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas realiza sua 15ª edição entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2021 / Thiago Roma / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas realiza sua 15ª edição entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2021. A programação ocorrerá em formato híbrido, com espetáculos presenciais nas cidades de São Paulo, Santos e Sorocaba, transmitidos online através do canal da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) no YouTube e pelas páginas do Facebook da Casa de Cultura.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Orquestra Cubatão Sinfonia fará concerto gratuito em teatro de Santos 

• Novembro: 'Casamento de Sangue em Santos' é destaque na agenda do Teatro Guarany

• Tias baianas do carnaval santista serão homenageadas no Teatro Guarany

Com o tema ‘O Pulso ainda Pulsa’, a 15ª edição reúne dez espetáculos de grupos de teatro de rua do Estado de São Paulo, além de rodas de conversa e bate-papos sobre concepções e propostas artísticas que dialogam com a atualidade. Desta forma, destaca grupos e coletivos de teatro de rua que resistem em meio a um momento histórico tão desafiador.

As companhias participantes são: Coletivo de Galochas, Cia 2 e Meio, Cia Colcha de Retalhos, Grupo Teatro do Imprevisto, La Mínima, Mamulengo da Folia, Grupo Xingó, Trupe Lona Preta, Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada e Trupe Olho da Rua.

Continua depois da publicidade

“A 15° edição terá um importante papel político a ser cumprido: por um lado, oferecer um espaço crítico de fruição artística e, por outro, permitir a reflexão e o debate em espaços virtuais, abertos a toda a população interessada, acerca das formas de relacionamento e participação nas cidades”, antecipa a direção do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo.

Também é premissa da Mostra pensar a cidade, suas alternativas e resistências, assim como seus espaços físicos e simbólicos. “É uma tarefa mais que necessária para questionar o pensamento conservador que toma, atualmente, quase a totalidade dos espaços de convivência social”, prossegue o manifesto coletivo que apresenta o conceito desta edição.

A mostra é uma iniciativa do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP) e da Cooperativa Paulista de Teatro, com o copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Mesa de Abertura - A Mesa de Abertura acontece no dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 19h, com uma roda de conversa sobre a trajetória do artista que dá nome à Mostra: o ator, dramaturgo e diretor de teatro de origem peruana Lino Rojas (1942-2005), um dos grandes líderes do movimento do teatro popular de rua em São Paulo, onde radicou-se a partir de 1975.

Participam da discussão Paulo Carvalho e Adriano Paes Mauriz (Instituto Pombas Urbanas), Edson Paulo (do grupo teatral Buraco D’Oráculo) e Diego Rojas, filho de Lino Rojas, que assina a produção e a arte gráfica desta 15ª edição. A mediação será de Luís Valente, do grupo Rosa dos Ventos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software