Santos
Ex-secretário de Cultura de Santos e pai do ator Alexandre Borges, Tanah marcou o cenário cultural da Cidade em trabalhos para o teatro, televisão e cinema
O ex-secretário já foi enredo da escola de samba santista X-9 / Reprodução
Continua depois da publicidade
Santos amanheceu mais triste nesta terça-feira (27) com a morte do ator e diretor teatral Tanah Corrêa. Ele tinha 82 anos e estava internado na Santa Casa de Santos desde o último sábado (24).
Athanazildo Corrêa Neto nasceu em Bauru (interior de São Paulo), mas escolheu a cidade de Santos para ser palco da sua história de vida. Ator e produtor de inúmeras peças e filmes, estudou na Fundação Lusíadas, hoje, Unilus, onde cursou Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Cênicas.
Continua depois da publicidade
Com espírito livre e revolucionário, trabalhou com teatro amador, profissional, televisão e cinema, tendo ministrado vários cursos no decorrer de sua carreira profissional.
Tanah foi curador das obras de Plínio Marcos e fundador do teatro com seu nome em São Paulo (capital). Também membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Autores e presidente da Comissão de Restauração Cênica e inauguração do Teatro Coliseu.
Continua depois da publicidade
Foi secretário da Cultura de Santos no governo Oswaldo Justo e, em 2005, tornou-se de Cidadão Santista, pelas mãos do então vereador José Lascane (já falecido), homenagem contou com apresentação de performances teatrais no Paço Municipal.
Além disso, o ator também virou enredo da escola de samba santista X-9 com o enredo “Xisnoviano, macuqueiro, arteiro, teatreiro, a X-9 Pioneira saúda Tanah Corrêa e a arte na cultura brasileira”. A escola de samba conquistou o título de campeã do Carnaval de Santos.
Tanah deixa a esposa Orleyd Faya e os filhos André, Geórgia, Kenia, Natasha, Ludmila, Geovana, Janaína, Natália, Fernanda e o ator santista Alexandre Borges.
Continua depois da publicidade